Xuxa participa de Campanha Nacional de Enfrentamento ao Capacitismo

Xuxa participa de Campanha Nacional de Enfrentamento ao Capacitismo

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPD) da Câmara dos Deputados realizou na terça-feira, 19, ato especial para o lançamento da Campanha Nacional de Enfrentamento ao Capacitismo.

Durante o evento, foi exibido vídeo gravado pela apresentadora Xuxa Meneghel, que participa como apoiadora da campanha. A partir desse momento, terá início uma grande mobilização nacional para conscientizar a população sobre o que é capacitismo e como combatê-lo.

O capacitismo é toda forma de preconceito, discriminação ou exclusão contra pessoas com deficiência, seja por atitudes, barreiras físicas, comunicacionais ou pela recusa em oferecer acessibilidade e adaptações necessárias. Esse tipo de discriminação pode se manifestar de diferentes formas: desde piadas e expressões preconceituosas até a negação de oportunidades de estudo, trabalho e participação social.

Com o mote “XÔ Capacitismo”, a campanha é suprapartidária e busca dialogar com toda a sociedade, especialmente com quem não convive de perto com pessoas com deficiência. A proposta é criar empatia, mudar comportamentos e reforçar a inclusão não como favor, mas como direito.

“Queremos alcançar pessoas que nunca conviveram de perto com uma pessoa com deficiência e mostrar a elas que o capacitismo existe, doi e precisa ser enfrentado. Capacitismo é preconceito. E preconceito se combate com amor, educação e respeito”, afirma o presidente da CPD, deputado Duarte Júnior.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore