11° Encontro Mundial da Deficiência Visual promove discussões sobre educação inclusiva e alfabetização em Braille aliada à IA e tecnologias assistivas

11° Encontro Mundial da Deficiência Visual promove discussões sobre educação inclusiva e alfabetização em Braille aliada à IA e tecnologias assistivas

O Brasil recebe pela primeira vez o 11° Encontro Mundial da Deficiência Visual (World Blindness Summit), que acontece até 5 de setembro, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Durante terça e quarta-feira, o evento realizou o Congresso Técnico-Científico com debates de especialistas sobre educação, saúde, envelhecimento, mobilidade urbana, emergências humanitárias, inovação tecnológica e os impactos da deficiência visual na infância e adolescência.  

Em relação à educação, na programação de terça-feira, 02, os painéis trouxeram discussões em torno da inclusão e escolarização, a alfabetização em Braille como forma de empoderamento, além do avanço do Braille desde sua criação e a importância do sistema integrado à Inteligência Artificial e tecnologias assistivas na educação.

Já nesta quarta, 03, os palestrantes abordaram temáticas relacionadas à educação Inclusiva e a importância da intervenção precoce, com cases da Gana e Nepal; assim como iniciativas transformadoras em relação à educação com base em casos na Índia relacionados ao Ensino Superior e à alfabetização digital e inclusão por meio dos dispositivos Amazon Alexa; além de experiências realizadas no Brasil por meio da abordagem de modelos da Perkins, e os desafios para construção e gestão de uma escola realmente inclusiva.

World Blindness Summit Connection

Já nos dias 04 e 05 de setembro, o público será convidado a participar de fóruns, workshops e atividades autogestionadas, com momentos de diálogo, compartilhamento de conhecimento e exercício da cidadania. O World Blindness Summit Connection será uma oportunidade de interação e troca de experiências sobre o uso de LEGO® Braille Bricks para atividades lúdicas de aprendizado, além conversas sobre políticas públicas e formação de professores para inclusão escolar, educação inclusiva e a democratização do conhecimento científico para soluções que auxiliem pessoas com deficiência visual.

Programação – World Blindness Summit Connection

Quinta-feira, 04 de setembro

Fundação Dorina

Horário: 9h às 10h30

Auditório Louis Braille

Atividade: Alfabetização com o LEGO® Braille Bricks: ludicidade e inclusão

Convidados: Maria Cristina Godoy Cruz Felippe, Maria Regina Marques Lopes Silva, Ika Fleury, Regina Fátima Caldeira de Oliveira, Gabriela Nascimento Ribeiro e Paula e Regina Freire Fernandes de Barros

Descrição: Esta oficina apresenta o LEGO® Braille Bricks como recurso que une brincadeira e aprendizado para crianças com e sem deficiência visual. Propõe reflexões sobre inclusão, planejamento de atividades pedagógicas lúdicas e experiências práticas, destacando o papel dos educadores na construção de ambientes escolares mais inclusivos.

Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Horário: 11h às 12h30

Auditório Hellen Keller

Atividade: Ações e interações para a inclusão socioeducacional

Convidados: Paulo Cardoso, Cleyton Ferrarini, Patrícia Saltorato, Plínio Marins, Renata Tonelli e Marta Camargo

Descrição: A educação inclusiva e a democratização do conhecimento científico exigem adaptações e recursos acessíveis. A parceria entre USP, UFSCar, UNIFESP e o Lar das Moças Cegas de Santos é um exemplo de interação que resulta em estratégias e materiais para auxiliar pessoas com deficiência visual. A apresentação visa mostrar como a colaboração entre instituições pode promover a inclusão e inspirar novas parcerias para produção de Tecnologia Assistiva.

Laramara

Horário: 9h30 às 10h30

Espaço Laramara

Atividade: Roda de conversa “Inclusão escolar: Abordagens. Reflexões e desafios”

Convidados: Grupo de Pedagogia – Laramara

Descrição: Diálogo sobre o momento atual da inclusão escolar, políticas públicas, formação de professores, adaptações e recursos necessários, desafios e experiência exitosas.

Sobre o Encontro Mundial da Deficiência Visual:

O Encontro Mundial da Deficiência Visual (World Blindness Summit) tem como propósito central promover a inclusão, igualdade autonomia e empoderamento das pessoas com deficiência visual em escala global. O evento reúne especialistas, organizações e líderes para discutir e propor soluções que visem melhorar a qualidade de vida dessa população.

A edição deste ano acontece pela primeira vez na América Latina e no Sul Global, e tem como expectativa receber mais de 1500 participantes de 190 países. Organizado pela União Mundial de Cegos (UMC) e pela Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, e Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, o Encontro tem uma programação intensa de discussões, lançamentos e workshops, com a realização de Congresso Técnico-Científico, Feira Internacional de Tecnologia Assistiva e World Blindness Summit Connection.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore