11° Encontro Mundial da Deficiência Visual promove discussões sobre educação inclusiva e alfabetização em Braille aliada à IA e tecnologias assistivas

11° Encontro Mundial da Deficiência Visual promove discussões sobre educação inclusiva e alfabetização em Braille aliada à IA e tecnologias assistivas

O Brasil recebe pela primeira vez o 11° Encontro Mundial da Deficiência Visual (World Blindness Summit), que acontece até 5 de setembro, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Durante terça e quarta-feira, o evento realizou o Congresso Técnico-Científico com debates de especialistas sobre educação, saúde, envelhecimento, mobilidade urbana, emergências humanitárias, inovação tecnológica e os impactos da deficiência visual na infância e adolescência.  

Em relação à educação, na programação de terça-feira, 02, os painéis trouxeram discussões em torno da inclusão e escolarização, a alfabetização em Braille como forma de empoderamento, além do avanço do Braille desde sua criação e a importância do sistema integrado à Inteligência Artificial e tecnologias assistivas na educação.

Já nesta quarta, 03, os palestrantes abordaram temáticas relacionadas à educação Inclusiva e a importância da intervenção precoce, com cases da Gana e Nepal; assim como iniciativas transformadoras em relação à educação com base em casos na Índia relacionados ao Ensino Superior e à alfabetização digital e inclusão por meio dos dispositivos Amazon Alexa; além de experiências realizadas no Brasil por meio da abordagem de modelos da Perkins, e os desafios para construção e gestão de uma escola realmente inclusiva.

World Blindness Summit Connection

Já nos dias 04 e 05 de setembro, o público será convidado a participar de fóruns, workshops e atividades autogestionadas, com momentos de diálogo, compartilhamento de conhecimento e exercício da cidadania. O World Blindness Summit Connection será uma oportunidade de interação e troca de experiências sobre o uso de LEGO® Braille Bricks para atividades lúdicas de aprendizado, além conversas sobre políticas públicas e formação de professores para inclusão escolar, educação inclusiva e a democratização do conhecimento científico para soluções que auxiliem pessoas com deficiência visual.

Programação – World Blindness Summit Connection

Quinta-feira, 04 de setembro

Fundação Dorina

Horário: 9h às 10h30

Auditório Louis Braille

Atividade: Alfabetização com o LEGO® Braille Bricks: ludicidade e inclusão

Convidados: Maria Cristina Godoy Cruz Felippe, Maria Regina Marques Lopes Silva, Ika Fleury, Regina Fátima Caldeira de Oliveira, Gabriela Nascimento Ribeiro e Paula e Regina Freire Fernandes de Barros

Descrição: Esta oficina apresenta o LEGO® Braille Bricks como recurso que une brincadeira e aprendizado para crianças com e sem deficiência visual. Propõe reflexões sobre inclusão, planejamento de atividades pedagógicas lúdicas e experiências práticas, destacando o papel dos educadores na construção de ambientes escolares mais inclusivos.

Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Horário: 11h às 12h30

Auditório Hellen Keller

Atividade: Ações e interações para a inclusão socioeducacional

Convidados: Paulo Cardoso, Cleyton Ferrarini, Patrícia Saltorato, Plínio Marins, Renata Tonelli e Marta Camargo

Descrição: A educação inclusiva e a democratização do conhecimento científico exigem adaptações e recursos acessíveis. A parceria entre USP, UFSCar, UNIFESP e o Lar das Moças Cegas de Santos é um exemplo de interação que resulta em estratégias e materiais para auxiliar pessoas com deficiência visual. A apresentação visa mostrar como a colaboração entre instituições pode promover a inclusão e inspirar novas parcerias para produção de Tecnologia Assistiva.

Laramara

Horário: 9h30 às 10h30

Espaço Laramara

Atividade: Roda de conversa “Inclusão escolar: Abordagens. Reflexões e desafios”

Convidados: Grupo de Pedagogia – Laramara

Descrição: Diálogo sobre o momento atual da inclusão escolar, políticas públicas, formação de professores, adaptações e recursos necessários, desafios e experiência exitosas.

Sobre o Encontro Mundial da Deficiência Visual:

O Encontro Mundial da Deficiência Visual (World Blindness Summit) tem como propósito central promover a inclusão, igualdade autonomia e empoderamento das pessoas com deficiência visual em escala global. O evento reúne especialistas, organizações e líderes para discutir e propor soluções que visem melhorar a qualidade de vida dessa população.

A edição deste ano acontece pela primeira vez na América Latina e no Sul Global, e tem como expectativa receber mais de 1500 participantes de 190 países. Organizado pela União Mundial de Cegos (UMC) e pela Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, e Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, o Encontro tem uma programação intensa de discussões, lançamentos e workshops, com a realização de Congresso Técnico-Científico, Feira Internacional de Tecnologia Assistiva e World Blindness Summit Connection.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore