Um projeto do Distrito Federal vai oferecer aulas de diversas atividades esportivas e de lazer para pessoas com deficiência. Trata-se do UNA Experience, que teve início no último sábado, 22, e vai percorrer pelas regiões de Ceilândia, Samambaia, Plano Piloto e Guará. As inscrições são gratuitas.
Entre as atividades que serão promovidas estão aulas de canoagem, stand up paddle (SUP), yoga, tiro com arco, tênis de mesa e teqball (futebol de mesa), além de dança e práticas como a organização de hortas comunitárias. Todas as atividades contarão com o acompanhamento de professores e instrutores.
Além disso, o projeto oferecerá também apoio social com atendimentos de psicólogos e assistentes sociais, além da oportunidade de socialização e convivência.
Segundo a idealizadora do projeto, a paratleta de canoagem Andréa Pontes, o esporte é fundamental para este público.
“As atividades físicas trazem inúmeros benefícios para o bem-estar físico e mental, e no caso das pessoas com deficiência são ainda mais importantes. Estimulam autonomia e independência, ajudam na reabilitação e no emocional, com socialização, fortalecimento de vínculos, melhoria da autoestima e redução da ansiedade, estresse e depressão”, pontua.
Ela ainda fez questão de destacar o recorte social em que o público de seu projeto vive, além dos outros impactos positivos.
“A maior proporção de pessoas com deficiência no DF vive em regiões de média-baixa e baixa renda. É importante que as iniciativas adaptadas e acessíveis sejam do alcance de todos”, completou.
A primeira região a ser atendida será Ceilândia no dia 22. Depois, a estrutura seguirá para Samambaia em fevereiro. O Plano Piloto será atendido nos meses de março e abril, enquanto o Guará será a última parada no mês de março.
Os interessados devem se inscrever no site do UNA -https://unaparque.com.br. O projeto é gratuito.
Fonte: https://www.metropoles.com/