fbpx
  • sáb. nov 23rd, 2024

Valter Sedano lança vaquinha para financiar participação em etapa que define seleção

Nº 1 do Brasil no parataekwondo, Valter Sedano lança vaquinha para financiar participação em etapa que define seleção

Paratleta de 21 anos, morador de Niterói, busca financiamento de R$3.200 para participar do Draft 2022 Parataekwondo

Valter Sedano, de 21 anos, é um dos 14 paratletas convocados, em todo o país, para competir no Draft 2022 Parataekwondo, disputa que irá definir a seleção brasileira do ano de 2022 e que acontecerá no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro em São Paulo, de 4 a 7 de março. O paratleta, primeiro colocado no ranking brasileiro, tem grandes chances de se qualificar, mas para chegar ao CT de São Paulo, precisa vencer uma batalha fora do tatami: arrecadar uma quantia de aproximadamente R$3.200, até o final do mês de fevereiro, para cobrir gastos com exames médicos, taxas para competições nacionais e internacionais e equipamentos de proteção que atendam aos padrões internacionais da modalidade. 

Para atingir a meta, o jovem atleta lançou uma vaquinha virtual. Para contribuir basta enviar um pix para valtersedano3@gmail.com, telefone para contato: (21) 995975442. 

Valter Sedano sofreu uma lesão do plexo braquial ainda no nascimento, devido ao uso do fórceps durante complicações no parto, o que implicou em uma mobilidade reduzida do braço direito. Ele começou na prática do esporte há apenas um ano e em pouco tempo teve excelente desempenho nos campeonatos em que participou.

“O parataekwondo representa um estilo de vida, no qual eu exercito corpo e a mente como um só”, diz o atleta. 

Morador de Niterói, RJ, Valter foi descoberto nas ruas da cidade por Pedro Neves, atleta paralímpico que hoje ocupa o 14º lugar no ranking mundial da modalidade. Em setembro de 2021, foi medalha de ouro no campeonato regional Sul. Em outubro do mesmo ano, levou a medalha de ouro no Parajáps, no Paraná, onde é confederado. E, fechando o ano, em novembro foi medalha de prata no campeonato brasileiro de parataekwondo. 

“A medalha da qual eu mais me orgulho foi a de ouro que conquistei no Parajaps, por ter sido uma luta muito bem desenvolvida”, diz.

Sedano começou no esporte mostrando a que veio, com talento e determinação de sobra, mas ele não vive só da prática esportiva. Trabalha com seu pai como ajudante de pedreiro em obras e também em alto mar como pescador. Porém, essas atividades não são suficientes para que ele e sua família consigam arcar com os custos do Draft 2022 parataekwondo, e por isso, há alguns dias, veio a ideia da vaquinha, que vai levar ao seu sonho de fazer parte da seleção brasileira. 

“Meu objetivo é me classificar para a seleção brasileira e participar do próximo ciclo paraolímpico em 2024, em Paris, porque Paris é logo ali”, brinca Valter. 

A família é definitivamente a base de apoio para ele, principalmente seu pai que sempre o incentivou a entender os benefícios das artes marciais. Recém-chegado ao esporte, e treinando apenas duas vezes por semana, ele conseguiu se tornar o primeiro do ranking nacional, colecionando em sua jornada medalhas de ouro e prata pelo país. Agora, Valter tem grandes chances de representar o Brasil em competições internacionais.

E nós podemos ajudá-lo a vencer essa batalha fora do tatami. Colabore com a vaquinha que irá ajudar o nosso campeão a alcançar pódios maiores. 

Siga Valter Sedano nas redes sociais: @valtin2122

Sobre Valter Sedano:

Valter Sedano, 21 anos

Começou a treinar parataekwondo em janeiro de 2021 na academia HR Fitness em Maria Paula, Niterói. 

Treinador, Rômulo Costa.

Sobre Pedro Neves: 

Pedro Neves tem uma carreira consolidada no atletismo. Uma de muitas das suas conquistas foi uma medalha de ouro no salto em distância nos Jogos Parapanamericanos de 2015, em Toronto, no Canadá. Em 2019, trocou de modalidade indo para o parataekwondo. Pela nova modalidade, representou o Brasil no Mundial da Turquia em 2021, foi campeão brasileiro de parataekwondo no ano passado e está entre os convocados para a seletiva que definirá os nomes da seleção brasileira de Parataekwondo de 2022. 

Sobre o Draft Parataekwondo:

O primeiro Draft parataekwondo foi realizado em 2021 para formar a seleção brasileira de parataekwondo que disputou campeonatos mundiais no ano passado. No Draft, os atletas são acompanhados pela equipe multidisciplinar da seleção de parataekwondo, e são realizados protocolos de avaliações físicas, técnicas  e táticas. Para fazer parte da seleção brasileira o atleta deve atingir um índice de 70%. 

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *