Ativistas se acorrentam em frente ao STJ e julgamento é adiado. O placar entre os ministros estava empatado, quando houve o pedido de vistas do processo. Nova data ainda não foi divulgada.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu o julgamento sobre a cobertura de tratamentos pelos planos de saúde nesta quarta-feira (23). Na ocasião, um grupo de ativistas que era composto por pessoas com deficiência e mães de pessoas com deficiência estavam em frente ao STJ acorrentados em manifesto.
A jornalista e ativista Andréa Werner publicou atualizações sobre a ação em sua conta no Twitter. O tema alcançou o primeiro lugar entre os assuntos mais comentados na rede social, e atraiu comentários de outras figuras públicas, como a ex-BBB Juliette e o apresentador Marcos Mion.
Em suas redes, Andréa comemorou o apoio. “Só posso agradecer a todos que repercutiram. Não fiz nada sozinha!”, afirmou.
Entenda o caso
A votação corresponde ao processo que pode modificar e restringir os procedimentos médicos obrigatórios cobertos pelos planos de saúde em todo o Brasil. Na prática, se aprovado, procedimentos que não estão na lista da Associação Nacional de Saúde (ANS) podem não ser cobertos pelos planos.
Entidades e ativistas afirmam que, se a lista da ANS for considerada taxativa ao invés de exemplificativa, pessoas com deficiência, doenças graves e raras podem ser afetadas.
Fonte: www.canalautismo.com.br
PETIÇÃO PÚBLICA conta com aproximadamente 130 mil assinaturas
PETIÇÃO PÚBLICA – “Sou um dos milhares de Pais que tem um filho com TEA (Transtorno Espectro Autista), e pelo fato do tratamento muito indicado pelos Neuropediatras, que é o método ABA (Applied Behavior Analysis), que vem sendo amplamente usada para crianças Autistas, porém não faz parte do ROL da ANS, com isso tanto os planos de saúde quanto o poder público não cobre essa assistência às famílias.
Referente aos planos de saúde, as pessoas têm que acionar a justiça para poder dar um melhor tratamento aos filhos e indicado pelos Neuropediatras. Com a falta desse tratamento a criança acaba tendo um prejuízo por toda a vida pois uma intervenção precoce dar resultados excelentes e comprovados”, é o texto que consta em site de PETIÇÃO PÚBLICA virtual, em apoio as pessoas com deficiência.
Até o fechamento desta matéria, o ABAIXO ASSINADO conta com 129.747 assinaturas.
Para acessar e participar da Petição Pública, o link é https://peticaopublica.com.br/?pi=BR117709