Projeto tem como objetivo proporcionar uma estrutura acessível às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
As areias cariocas sempre foram consideradas o espaço mais democrático da Cidade, onde pessoas de diferentes idades, regiões e classes sociais podem conviver harmoniosamente e ter um ótimo dia de lazer. Por muito tempo, uma boa parte dessa população ainda encontrava diversos obstáculos para frequentar as praias com dignidade e o respeito que todos merecem.
A partir deste conceito, no ano de 2009, nasceu o Praia Acessível, que logo de início cumpriu sua missão e, no ano seguinte, passou a se chamar Praia Para Todos, projeto do Instituto Novo Ser, que leva inclusão e autonomia às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Este ano, o Praia Para Todos foi lançado no sábado, dia 19, no Posto 3 da Barra da Tijuca.
O projeto, que já se consolidou no que concerne à acessibilidade, esse ano conta com outros pontos de atendimento: Copacabana – entre os Postos 5 e 6, na altura da Rua Francisco Sá – e, desta vez, o Praia Para Todos também finca sua bandeira na praia do Recreio dos Bandeirantes, em frente ao Posto 11.
O Praia Para Todos oferece atividades como frescobol, vôlei sentado, surf, stand up paddle, piscina para crianças e banho de mar com cadeira anfíbia vão estar disponíveis para todos, gratuitamente, sem necessidade de inscrição prévia, somente realizando um cadastro antes de iniciar qualquer uma das atividades.O projeto já beneficiou cerca de 36 mil pessoas, direta e indiretamente, e conta com uma equipe de profissionais especializados e voluntários.
O Praia Para Todos é uma iniciativa do Instituto Novo Ser, tem patrocínio institucional da Michelin, além da Klabin e Lundbeck, via Lei de Incentivo ao Esporte, e parceria da rede Windsor Hotéis, Eurobras, Orla Rio, Sarepta e Ortotech.
Serviço:
Projeto Praia Para Todos
Dias de atividade: sábados e domingos
Horário: 9h às 14h
Locais:
– Barra da Tijuca – em frente ao Posto 3
– Recreio dos Bandeirantes – em frente ao Posto 11
– Copacabana – entre os Postos 5 e 6, na altura da Rua Francisco Sá
Como participar: Não é necessário fazer inscrição prévia. O cadastro é realizado diretamente nos locais.
Classificação etária: para todas as faixas etárias.