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  • dom. nov 24th, 2024
Autista dribla capacitismo e ganha destaque com startup de tecnologia

Com 11 prêmios em inovação no currículo, Rodrigo Píris, 35, pessoa autista (TEA), conquistou a atenção de grandes empresas, com a Inclue, startup fundada em 2019, a qual divide sociedade com Sonny Pólito, 41, pessoa com deficiência visual.

Eles criaram um aplicativo para ajudar outras pessoas com deficiência (PCDs) e idosos, na hora das compras nas unidades físicas do varejo, proporcionando inclusão, independência e autonomia, na experiência de consumo. 

De origem humilde em uma comunidade da Zona Sul de São Paulo, Píris sempre mostrou habilidades quando o assunto era tecnologia. Iniciou aulas de informática aos nove anos, aos 16 aventurou-se em hacking de computadores, construiu carreira como programador e web designer, além de analista de sistemas e arquiteto da informação no setor de e-commerce. 

Os talentos de Rodrigo não foram suficientes para livrá-lo do preconceito que sofria desde muito novo. “Foi por causa do bullying que eu decidi trancar os cursos superiores em Sistemas para Internet e Gestão de Marketing, e optar por aprender como autodidata” relata. 

Mas o preconceito não foi capaz de paralisar Rodrigo, que hoje já chamou a atenção da Renner, do grupo Pão de Açúcar e da Prezunic, com sua iniciativa que reúne acessibilidade, inclusão e empreendedorismo. “A Inclue foi criada em 2019 e no mesmo ano ganhamos, em primeiro lugar, o prêmio do Sebrae de melhor startup. Entramos em 2020 fazendo reuniões em várias empresas, mas a pandemia congelou todas essas reuniões e como o mercado físico, que é o foco da Inclue, foi diretamente atingido, as negociações foram afetadas. Aproveitamos esse período para fazer pesquisas e aperfeiçoar nossos processos e tecnologias”, explicam os sócios. 

Mesmo que a empresa esteja apenas no começo de suas atividades no mercado, e com o rendimento ainda resumido à fase experimental do aplicativo, ela é vista como uma promessa. “É muito significativo ter a atenção de grandes grupos do varejo. Chegamos à conclusão que o nosso produto está validado e que faz diferença na vida das pessoas e nas empresas. Sabemos que a Inclue pode agregar no faturamento, no valor da marca e no impacto social”, consideram Píris e Pólito. 

Eles também falam sobre o funcionamento do app. “Nosso aplicativo já preparou dezenas de profissionais para atender PCDs no varejo. Tivemos centenas de download. São poucas lojas ainda, mas considerando que as atividades presenciais estão voltando aos poucos, a Inclue está se saindo muito bem”, concluem. 

Aplicativo 

O app é de fácil utilização, consome pouco espaço de memória do smartphone e pode ser baixado tanto no Sistema Android, quanto no IOS. 

Para acessar, basta fazer o cadastro, efetuar o login, selecionar a loja cadastrada na qual quer efetuar a compra, indicar data e horário e selecionar as necessidades específicas. 

Os dados apresentados são recebidos pela loja escolhida. 

Curso 

As empresas que buscam oferecer o melhor atendimento para PCDs e as pessoas acima de 60 anos, clientes da Inclue, selecionam funcionários — gerente, atendente, coordenadores de equipes — para receberem o treinamento de acordo com a necessidade apresentada pelo público alvo. 

Importante ressaltar que não é necessário que a empresa tenha um funcionário específico para essa ação. O profissional capacitado pode desenvolver outras funções, já que o atendimento inclusivo terá data e horário agendados, permitindo ainda, uma preparação até a chegada do cliente


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