Fundação Dorina Nowill Para Cegos apresenta a iniciativa com o objetivo de aproximar o público da inclusão
No dia 26 de maio, a Fundação Dorina Nowill Para Cegos inaugura a Exposição Relevo da Palavra sobre a vida e obra da educadora Dorina Nowill, na Unibes Cultural. A expografia cenográfica, proporciona ao visitante uma experiência que vai além da difusão de informações, ou seja, uma vivência que possa ser transformadora.
A existência e luta de Dorina Nowill foi fundamental para fortalecer os direitos e a dignidade das pessoas cegas. O legado dela é baseado em uma história de esperança, caridade e paciência. Cega aos 17 anos, a educadora e filantropa, ficou conhecida como a “dama da inclusão”.
Com 9 núcleos expositivos e 7 diferentes atmosferas para contar a vida e obra de Dona Dorina, “Relevo da Palavra” incorpora a arquitetura própria da Unibes Cultural e convida os visitantes a explorarem cada detalhe exposto por meio de um percurso único.
A iniciativa tem o objetivo de aproximar o público da história da educadora e é uma forma de manter o seu legado vivo. Além disso, a exposição – que é totalmente acessível e inclusiva, com recursos de audiodescrição e braille, por exemplo – apresenta a Fundação Dorina Nowill Para Cegos, instituição pioneira na inclusão social de pessoas com deficiência visual e, ainda, valoriza a arte pela cidade de São Paulo.
“Queremos sensibilizar a sociedade sobre a causa da inclusão das pessoas cegas ou com baixa visão e contribuir culturalmente com a sociedade. Essa exposição tem como intuito imergir no tempo. A ideia é mostrar as raízes da nossa fundadora e toda a sua trajetória”, conta Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Serviço
Unibes Cultural
Exposição Relevo da Palavra
Endereço: Rua Oscar Freire, nº 2.500, Pinheiros, São Paulo
Data: de 26/05 até 03/07/22
Horário: das 12h00 às 20h00 (dias de funcionamento da Unibes: quintas, sextas, sábados e domingos)