Rodrigo Garcia esteve em Ribeirão Preto nesta segunda-feira, 20. Diário PcD tentou entrevista-lo em dois momentos distintos para falar sobre o IPVA da pessoa com deficiência 2022
Rodrigo Garcia, governador de São Paulo, e responsável por manter as atuais e confusas regras para a isenção do IPVA para pessoas com deficiência – exercício de 2022, esteve cumprindo agenda oficial em Ribeirão Preto, interior de SP, nesta segunda-feira, 20.
O Chefe do Executivo cumpriu diversas agendas, mas duas foram em emissoras de TV na cidade – onde o Diário PcD esteve também, buscando conversar com Garcia.
A primeira entrevista foi na TV Thathi, no início da tarde. Em sua chegada, Abrão Dib, editor e Rollan Paiva, editor de imagens, tentaram abordá-lo para a entrevista e até mesmo para entregar a Portaria de instauração do Inquérito Civil pela Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital.
Logo na chegada de Garcia na TV Thathi a Assessora de Imprensa Euzi Dognani chegou até mesmo a comentar que ‘levaria’ o Governador para falar com o Diário PcD, fato que não ocorreu.
“A segurança dele fechou um dos portões do local e colocou os carros oficiais na direção para que utilizassem outro ponto para que ele saísse do prédio. Fomos em busca para abordá-lo, foi quando eles conseguiram sair em alta velocidade, fugindo da equipe do Diário PcD”, afirmou Abrão Dib.
Com acesso a agenda do Governador em Ribeirão Preto, a equipe do Diário PcD foi para a TV Clube/Band, onde Garcia concedeu outra entrevista.
“Dessa vez foi bastante constrangedor. Ele viu que estávamos na porta, aguardando para a entrevista. De longe Garcia gritou que já estavam vendo isso – como podemos mostrar no vídeo gravado por nossa equipe. Saíram novamente com os veículos em alta velocidade e fugiram de conversar com o Diário PcD”, afirmou Dib.
O Governo Estadual prefere não conversar e nem debater com grupos, como a Comissão 48 e Podemos SIM PcD. Isso foi mostrado na semana passada, em Audiência Virtual intermediada pelo Ministério Público, quando a Chefe de Gabinete do IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminalística tomou a decisão de não participar diante da presença de quem faz parte do Inquérito Civil.
OPINIÃO
A falta de empatia e respeito pela causa PcD, fazem com que o CONFAZ não acompanhe os benefícios concedidos pelo governo federal.
Governo do Estado de São Paulo dificulta a renovação automática dos Direitos adquiridos por Pessoas PcD, que já contam com isenção do ICMS e também do IPVA. Tornando inclusive mais severa a aprovação dos benefícios para os novos pedidos de isenções.
É mais fácil utilizar dinheiro público para bancar o congelamento do aumento dos Pedágios nas Rodovias do Estado, mesmo em um período pré-eleitoral, do que ser solidário com a causa PcD.