fbpx
  • ter. maio 14th, 2024

Programa debate diversidade, inclusão e criatividade no contexto escolar

Programa debate diversidade, inclusão e criatividade no contexto escolar

A educação inclusiva não é um tema novo, e a formação inicial dos professores da educação básica, em sua maioria, numa perspectiva generalista, não consegue abarcar discussões específicas  acerca da inclusão da pessoa com deficiência. Dessa forma, muitos termos equivocados e capacitistas são atribuídos ao processo de inclusão, que nesse sentido exclui o estudante.

Quando se fala em estratégias pedagógicas, na perspectiva da inclusão na educação, o diálogo,  saber lidar com o outro, com sua diversidade, ser mais adaptável e flexível às situações são essenciais para formar jovens e adultos mais bem resolvidos e, provavelmente, mais empáticos. 

Segundo dados da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, quase 1 bilhão de pessoas no mundo são pessoas com deficiência.

Diante disso, a especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), Acompanhante Terapêutica, Mediadora Escolar pelo CBI of Miami e idealizadora do Espaço Girassol Carla Maria desenvolveu o programa ‘Diversidade, inclusão e criatividade no contexto escolar’ para todos os profissionais do contexto escolar. 

“Oferecer espaços reflexivos que permitam ao professor desenvolver-se em relação a esta temática pode proporcionar ao corpo docente ações mais assertivas para o que o processo de inclusão seja desenvolvido com significado para o profissional e para a criança atípica”, afirma Carla Maria. 

Com certificado e carga horária de 4h, o workshop ‘Diversidade, inclusão e criatividade no contexto escolar’ tem o objetivo de promover a compreensão sobre as formas adequadas de abordagem e de inclusão da pessoa com deficiência. 

“O workshop é desenvolvido por uma equipe profissional que, além de ter formação, inicial e continuada, em educação, atua diariamente em intervenções individualizadas com pessoas com deficiência. Neste sentido, a robustez teórica é desenvolvida à luz de uma perspectiva prática de modo que ambas (teoria e prática) são tratadas no mesmo grau de importância. Realizamos estudos de caso e buscamos construir nos encontros as melhores soluções para as questões apresentadas”, destaca Carla.

Para ter acesso aos valores personalizados do programa ‘Diversidade, inclusão e criatividade no contexto escolar’ os interessados devem entrar em contato através da rede social do Espaço Girassol: https://www.instagram.com/nossoespacogirassol/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *