fbpx
  • sex. abr 26th, 2024

SP tem caminhada beneficente em prol de crianças com doença rara nesse domingo, 12

SP tem caminhada beneficente em prol de crianças com doença rara nesse domingo, 12

Jardim das Borboletas, entidade auditada, sem fins lucrativos e que ajuda diretamente crianças e jovens com doença genética rara, grave e não contagiosa, a epidermólise bolhosa (EB), organiza sua 1a Caminhada Beneficente neste domingo, 12, às 7h da manhã.

A saída será na Rua Corrientes, 239, no bairro da Lapa, em São Paulo, em um percurso de 3 km que terminará no mesmo endereço. Para participar da caminhada e contribuir com a causa, as pessoas podem adquirir a camiseta pelo valor de R$ 50,00 junto à ONG pelo WhatsApp (11) 91254-7039.

Atualmente o Jardim das Borboletas atende 109 pessoas com a doença em todo o Brasil. Na equipe, estão Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Enfermeiros, Técnicos, Dermatologista, Gastropediatra, Terapeuta, Fonoaudiólogo, Odontologista e Clínico Geral. 

“Com os valores arrecadados na caminhada, conseguiremos levar mais qualidade de vida aos pacientes com EB. Por isso, o apoio das pessoas é fundamental para, literalmente, cicatrizar as feridas das “borboletas” atendidas”, afirma Aline Teixeira da Silva, diretora-presidente da entidade. 

Os custos dos tratamentos para as crianças e jovens com EB são altíssimos. Além dos medicamentos (muitos deles importados, como o curativo Mepilex Transfer), os cuidados com a alimentação, moradia adequada e os curativos específicos são de extrema importância para quem convive com a doença e não tem recursos.  

O que é EB? 

A Epidermólise Bolhosa (EB) é uma doença hereditária, rara e sem cura, não contagiosa, causada por um defeito genético da fixação da camada da epiderme na derme. Pele e mucosas ficam frágeis e formam bolhas com qualquer trauma leve, causando feridas severas e dores que podem ser comparadas a queimaduras de segundo e terceiro graus. As bolhas possuem líquido de coloração amarela ou mesmo sangue, e costumam surgir por todo o corpo, inclusive nas mucosas (boca e esôfago, por exemplo).  

Ainda não se conhece a cura para a doença. O tratamento deve ser multidisciplinar e voltar-se para o alívio da dor e para evitar o agravamento das lesões e a desnutrição. A cirurgia pode ser um recurso necessário quando as cicatrizes provocaram o estreitamento do esôfago, a ponto de impedir alimentação adequada do paciente ou quando houve degeneração dos pés e mãos. Outros problemas provocados pela falta de um tratamento necessário são: cegueira, obstrução intestinal, transtornos psicológicos, perda de mobilidade dos membros inferiores e superiores, encapsulamento dos dedos das mãos e pés, câncer, entre outros. 

Conheça o trabalho da ONG Jardim das Borboletas:  

Filial: Rua Corrientes, 239, Lapa, São Paulo SP – 05076-010 

Telefones: (11) 93086-3023/ (11) 91254-7039 

Sede: Rua Santos Dumont, 100 – Centro – Caculé – BA – 46300-000 

Whatsapp: (77) 8815-2565 – Aline Teixeira da Silva 

Instagram: www.instagram.com/jardimdasborboletas_/?hl=pt-br 

Facebook: www.facebook.com/borboletinhadojardim 

Site: www.ongjardimdasborboletas.com.br 

Doações:  

PIX: CNPJ: 28.413.544/0001-02  

Bradesco  

CNPJ: 28.413.544/0001-02  

Agência: 3092-9  

Conta corrente: 20149-9 

Sobre o Jardim das Borboletas  

Por ser tão delicada quanto a asa de uma borboleta, a pele dos pacientes com epidermólise bolhosa é conhecida como “pele de borboleta”. E foi essa metáfora que deu nome à ONG Jardim das Borboletas, fundada por Aline Teixeira da Silva em março de 2016, na cidade de Caculé, no sudoeste da Bahia. A ONG é auditada e publica todos as suas doações e ações transparentemente a todos os seus doadores. Saiba mais sobre o trabalho da ONG Jardim das Borboletas no InstagramFacebook e Site.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *