fbpx
  • dom. maio 19th, 2024

Fundação Dorina comemora 77 anos atuando na inclusão de pessoas cegas e com baixa visão

Fundação Dorina comemora 77 anos atuando na inclusão de pessoas cegas e com baixa visão

Neste dia 11 de março de 1946, há exatos 77 anos, nascia a Fundação Dorina Nowill para Cegos (naquela época nomeada como Fundação para o Livro do Cego no Brasil). A instituição, que tem o nome de sua fundadora, surgiu para contribuir com a educação das pessoas cegas e com baixa visão, fazendo a impressão e distribuição gratuita de livros e materiais em braille. Posteriormente, os serviços oferecidos se expandiram para atender outras necessidades em prol da inclusão.
 

Atualmente, a Fundação Dorina possui diversas frentes de atuação, como áreas de serviços de apoio à inclusão, psicologia, educação, empregabilidade, atividades da vida diária, orientação e mobilidade, entre muitas outras. Para oferecer uma reabilitação integral, os programas são oferecidos de acordo a individualidade de cada pessoa assistida. 
 

A Fundação Dorina é responsável por um dos maiores parques gráficos em braille, sendo referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis na América Latina. Além disso, atua na produção de audiodescrição, impressão em fonte ampliada e digital acessível, realizando também o envio gratuito de livros para bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
 

Com o objetivo de ampliar e fomentar a inclusão social, a Fundação Dorina tomou à frente de projetos impactantes, como: o LEGO Braille Bricks®, que hoje se tornou um programa dentro da Fundação chamado Programa Braille Bricks Brasil, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), estúdio de áudio e vídeo, a Central de Formações (plataforma com cursos EaD), tudo pensado para acessibilidade.
 

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que faz parte do Ministério da Educação (MEC), por exemplo, é um programa que trabalha com ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias destinadas aos alunos e professores de escolas públicas de educação básica de todo o país. A Fundação Dorina Nowill é produtora do livro em braille e digital do PNLD desde 2018.
 

“No decorrer desses 77 anos de existência, a Fundação nunca se acomodou quando o assunto é autonomia, evolução e acessibilidade da pessoa cega e com baixa visão. Sejam os trabalhos realizados internamente com nossos clientes ou os projetos externos, a nossa finalidade é que a pessoa com deficiência visual esteja incluída na sociedade, eliminando qualquer possível barreira existente” Alexandre Munck, Superintendente da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Como forma de alcançar mais pessoas, a Fundação Dorina também acumula inúmeras parcerias ao longo de sua história. Alguns exemplos de colaborações são: Fundação LEGO; Google e Instituto Maurício de Sousa (que resultou na criação da personagem dos quadrinhos Dorinha). Essas parcerias reforçam a frase dita por Dorina Nowill: “Em todas as fases da minha vida, mesmo no trabalho, sempre tive ao meu lado pessoas com quem pude contar como amigos e colaboradores”.

Serviço

Endereço: Rua Doutor Diogo de Faria, 558, Vila Clementino, São Paulo – SP

Horário de Funcionamento: 08h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira

Telefone: (11) 5087-0999

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
 

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 77 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. Mais detalhes: Link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *