Dorina de Gouvêa Nowill é uma das homenageadas na exposição “Monalisas Brasileiras”, criada pelo artista plástico Dilson Cavalcanti. A exposição acontece na Unibes Cultural e iniciou no mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O objetivo é homenagear mulheres brasileiras que se destacaram em vários setores da sociedade.
O projeto criado pelo artista Dilson Cavalcanti consiste na utilização de arte gráfica, na qual o rosto das personalidades brasileiras é aplicado ao corpo de uma das obras mais icônicas da história feita por Leonardo da Vinci: a Monalisa. A educadora Dorina de Gouvêa Nowill, idealizadora da Fundação Dorina Nowill para Cegos e um dos principais nomes na luta pela inclusão social da pessoa com deficiência visual, será uma das homenageadas.
Entre os outros nomes que recebem a homenagem estão Hebe Camargo, Irmã Dulce, Tarsila do Amaral, Maria da Penha e Elza Soares. Como uma forma de inclusão da pessoa com deficiência visual, a obra da Monalisa com o rosto da Elza Soares terá prancha tátil com suas inscrições em braille.
Seguindo o propósito da acessibilidade e inclusão, a Fundação Dorina Nowill para Cegos apoiou a exposição em acessibilidade, com a audiodescrição das imagens.
A exposição é totalmente gratuita e ficará aberta ao público até o dia 30/4, de quinta a domingo, com horário das 12h às 20h. A Unibes Cultural fica localizada na rua Oscar Freire, 2.500, ao lado da Estação Sumaré do Metrô, linha verde do metrô.