fbpx
  • ter. dez 3rd, 2024

Constrangimento durante perícia para isenção do IPVA em São Paulo

ByJornalismo Diário PcD

fev 16, 2024
Constrangimento durante perícia para isenção do IPVA em São Paulo

Mulher admite ter ficado ‘nua’ durante perícia com perita do IMESC na busca da isenção do IPVA da pessoa com deficiência em São Paulo. Para o órgão, procedimento é normal.

O Diário PcD entrevistou Viviane Cherez Canutt da Silva que busca a isenção do IPVA para o veículo que utiliza para trabalhar, e teve que ficar ‘nua’ durante perícia na Clínica Castelo Branco, em Osasco, homologada pelo IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia, na Clínica Castelo Branco.

“Foi um grande constrangimento. Não permitiram que meu esposo ficasse comigo durante a perícia. Os laudos e relatórios médicos que estavam comigo poderiam comprovar a minha deficiência. Mas preferiram pedir que eu ficasse nua para que houvesse a perícia. Foi horrível”, afirmou a entrevistada.

Após a perícia, o laudo constatou que o grau de deficiência era ‘leve’, portanto não dando o direito à isenção do IPVA, fato que foi contradito em uma segunda perícia, onde outro profissional constatou grau ‘moderado’ – que dá direito à isenção do IPVA, de acordo com as regras estaduais paulistas.

O Diário PcD encaminhou ao IMESC e Secretaria de Justiça e Cidadania alguns questionamentos sobre a entrevista com Viviane da Silva.

1º) Quais foram os procedimentos adotados após a denúncia da sra Viviane?

2º) A profissional / perita que atendeu a reclamante foi comunicada dos fatos?

3º) Houve alguma ação do IMESC/Justiça e Cidadania diante do que foi relatado?

4º) A clínica Castelo Branco – local de atendimento da profissional, foi acionada? Houveram medidas diante das reclamações da contribuinte?

5º) Quantas clínicas homologadas pelo IMESC (para a realização das perícias para obtenção da isenção do IPVA) foram fiscalizadas desde a edição do Decreto 66470?

6º) Clínicas foram descredenciadas? Quais? Quais os motivos?

PRONUNCIAMENTO DO IMESC

Ao Diário PcD, em nota oficial o “Instituto de Medicina Social e de Criminologia (IMESC) de São Paulo  informa que dia 22 de dezembro de 2023 encaminhou a reclamação da senhora Viviane Cherez Canutt da Silva para a clínica credenciada. No ato do exame, a reclamante comunicou à médica que teria várias limitações físicas que abrangem a coluna vertebral e outros membros, mas a solicitação de isenção dela envolve somente o movimento no pé esquerdo. Informamos que a perita médica seguiu todas as orientações normativas do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), conforme o Manual de Avaliação de Função Motora para Condutores com Deficiência. Por isso, sobre retirar as vestes superiores e inferiores, o Imesc esclarece que é uma praxe comum médica para observar alguma lesão, alterações musculares a exemplo de atrofias musculares, deformidades e outras alterações que possam fazer provas de deficiência física. Também foram realizados todos os exames físicos tanto ativo quanto passivo, minuciosamente, a fim de inspecionar todos os seguimentos referidos pela periciada”.

Para o órgão, responsável por credenciar as clínicas homologadas, “segundo informações da clínica médica e da perita, a senhora Viviane Cherez Canutt da Silva não apresentou alterações funcionais que caracterizassem deficiência física moderada ou grave, tratando-se de deficiência leve de parestesia nos dedos do pé esquerdo, o que significa formigamento ou dormência na parte citada”.

A Assessoria de Comunicação do órgão informou que atualmente, o Imesc conta com 29 clínicas credenciadas e já foram expedidos mais de 82.000 laudos de 2022 a 2024.

Outros questionamentos feitos pelo Diário PcD não foram respondidos, como por exemplo quantas clínicas homologadas pelo IMESC (para a realização das perícias para obtenção da isenção do IPVA) foram fiscalizadas desde a edição do Decreto 66470 e quantas clínicas foram descredenciadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *