fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Aplicativo de atividade física para pessoas com deficiência chegará ao Brasil 

Aplicativo de atividade física para pessoas com deficiência chegará ao Brasil 

Startup fundada por medalhista paralímpico britânico desenvolveu o produto com biblioteca de exercícios adaptados e localização de espaços acessíveis a pessoas com deficiência

A empresa de fitness Accessercise, em colaboração com a Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência (ANDE), está trazendo ao mercado brasileiro um aplicativo de fitness inovador, projetado exclusivamente para pessoas com deficiência.

Fundada por Ali Jawad, medalhista paralímpico britânico, e o ex-velejador profissional Sam Brearey, a Accessercise preenche uma lacuna significativa no mercado de fitness para a comunidade de pessoas com deficiência. O aplicativo oferece uma biblioteca de exercícios adaptados, facilitando a criação de rotinas de treinamento personalizadas, além de promover a socialização e a troca de experiências entre seus usuários. “A prática de exercícios deve ser acessível a todos, independentemente das limitações“, diz Ali Jawad. “Com o Accessercise, estamos derrubando barreiras e oferecendo ferramentas para que pessoas com deficiência possam alcançar uma vida mais saudável e ativa.”

Com o apoio da ANDE, organização que tem sido pioneira na promoção do esporte adaptado no Brasil, a Accessercise acaba de ser aprovada pela lei de incentivo ao esporte e está em fase de captação de recursos. O objetivo é disponibilizar o serviço no Brasil no início do segundo semestre. “Essa iniciativa vai fazer com que pessoas com deficiência recebam orientação profissional para uma vida mais ativa de maneira muito conveniente”, diz Arthur Cruz, presidente da ANDE.

Uma versão beta do aplicativo está disponível atualmente no Reino Unido, Irlanda e Ucrânia; são 400 vídeos com treinos específicos para seis tipos diferentes de deficiência. Os usuários podem filtrar as atividades por dificuldade, localização e equipamentos disponíveis. O passo a passo dos exercícios é demonstrado em vídeos com profissionais que também são pessoas com deficiência. Eles inspiram quem está começando agora, mostram que há caminhos adaptados e seguros para a prática de atividades físicas e contribuem para a motivação e a confiança dos usuários, que veem que é possível alcançar seus objetivos com orientações de quem entende e sente as mesmas necessidades específicas. 

Accessercise também funciona como um ‘hub’ social que facilita a interação entre os usuários e estimula o suporte mútuo. “Estamos muito felizes com a expansão para o Brasil. Queremos trabalhar com parceiros locais para melhorar a qualidade de vida dos 18 milhões de deficientes que vivem hoje no país“, afirma Sam Brearey, CEO da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *