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  • seg. abr 29th, 2024

Instituto Jô Clemente (IJC), vence o Prêmio Marketing Best com campanha sobre Conscientização do Autismo

Instituto Jô Clemente (IJC), vence o Prêmio Marketing Best com campanha sobre Conscientização do Autismo


Iniciativa é reconhecida por uma das principais premiações do marketing brasileiro e teve parceiros como a agência Audaz e a Porão Filmes, visando sensibilizar, quebrar paradigmas e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico precoce, também no Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Abril é um mês bem importante para o Instituto Jô Clemente (IJC). Referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, o Instituto inicia as celebrações no dia 2 de abril – Dia Mundial do Autismo e a data em que o IJC recebeu o consagrado Prêmio Marketing Bestum dos principais do marketing brasileiro, conquistado por sua 1ª Campanha do Brasil sobre a Conscientização sobre o Autismo, inscrita na Categoria Saúde. Esse prêmio reconhece, desde 1988, as empresas que mais se destacam no planejamento e execução das estratégias de marketing de seus produtos ou serviços.

Oferecido pelo jornal Propmark, pela Academia Brasileira de Marketing (Abramark) e Editora Referência, o prêmio foi entregue pelos diretores executivos Fabio Madia e Tiago Ferrentini, na sede do IJC, reconhecendo os melhores casos de sucesso do mercado. 

“Para nós, é uma celebração dupla! Sabemos da relevância em Marketing desse Prêmio e da importância dele para o IJC que é referência para o tema do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estamos extremamente felizes porque nossos objetivos com a Campanha foram trazer à luz a importância do diagnóstico precoce também para o autismo, assim como reforçar a importância de campanhas focadas em sensibilizar e conscientizar a população sobre o autismo” destaca e vibra Priscilla de Arruda Camargo, gerente de Marketing, Comunicação e Voluntariado do Instituto Jô Clemente (IJC).

Para essa 1ª Campanha do Brasil de Conscientização sobre o Autismoidealizada em parceria com a agência AUDAZ, foram criadas mensagens-chave para informar, desmistificar os achismos e estereótipos, ressaltar a importância do diagnóstico precoce e como consegui-lo, incluindo nesse planejamento a produção de um filme publicitário sensibilizador sobre a temática, “Conselhos”em parceria com a Porão Filmes, em 2 versões (30 segundos e 2 minutos) com a participação especial do ator e cantor Vitor Fadul, diagnosticado com autismo recentemente. “Conseguimos impactar cerca de 20 milhões de pessoas nos canais on e off line, envolvendo um total de 29 parceiros diversos, entre empresas de vários segmentos, de comunicação e de mídia, torcidas de futebol inclusivas e as redes de cinemas Cinemark, Kinoplex e Playarte que veicularam o filme junto aos trailers, no mês de novembro último”, finaliza Priscilla.

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, possui cerca de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o autismo como uma série de sinais que indicam algum grau de comprometimento no comportamento social, comunicação e linguagem.

Foram realizadas diversas ações que abordaram o autismo de forma abrangente, desde o fornecimento de vários conteúdos informativos gratuitos até sessões especiais de cinema.

Entre as empresas e instituições participantes da campanha, além dos parceiros e das redes de cinema acima citadas, destacam-se a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), a rede MultiPark de estacionamentos, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e as torcidas inclusivas AlviverdesAlvinegros e Sou Tricolor – dos clubes paulistas de futebol Palmeiras, Corinthians e São Paulo. A iniciativa também contou com o apoio das empresas Arcos Dorados, Espaçolaser, Colgate-Palmolive, GOL, FlixMedia e Fantastic Brindes, além dos parceiros de mídia e de comunicação: Abril Comunicações (Revista Você RH), Pais&Filhos, Revista Materlife, Novabrasil, Rádio Kiss FM, Rádio Capital AM/FM, Programa Gente Que Fala AM, Rádio Zero 9 e Liquo Áudio. 

Esta é a 33ª edição do Prêmio Marketing Best, e a Campanha do IJC foi uma das vencedoras entre as iniciativas inscritas em 30 categorias da premiação que contempla também os prêmios especiais “Empresa do Ano” e “Marketing Citizen”, homenageando uma companhia e um profissional respectivamente.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar a sua Inclusão Social e a Defesa de Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.

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