fbpx
  • ter. maio 21st, 2024

Governo confirma prazo de validade de laudos do IMESC para isenção de IPVA PcD

Governo confirma prazo de validade de laudos do IMESC para isenção de IPVA PcD

As informações foram obtidas pelo Jornalismo do Diário PcD com a SEFAZ – Secretaria de Economia e Fazenda e IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia do Estado de São Paulo

Desde a edição do Decreto Estadual 66.470 pelo Governo do Estado de São Paulo as pessoas com deficiência que buscam a isenção do IPVA precisam – obrigatoriamente, passar por nova perícia com homologados do IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia à partir do momento que fez a troca do veículo que já tinha a isenção do tributo.

A determinação estadual trouxe muitos empecilhos para o segmento, pois muitos tiveram dificuldades para encontrar homologados em diferentes regiões e outras milhares perderam o direito à isenção por ter tido a qualificação de ‘grau leve’ de deficiência.

Entretanto sempre houve a grande dúvida de qual seria o prazo de validade da perícia feita que garantiu a isenção, para quem foi qualificado com grau moderado e grave. Até então, a informação era de que toda vez que o consumidor trocasse de veículo deveria fazer uma nova perícia.

O Diário PcD fez o questionamento sobre a validade do laudo do IMESC sobre IPVA PcD a SEFAZ – Secretaria de Economia e Fazenda. Em nota oficial, o órgão afirmou que “o laudo emitido pelo Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo) tem prazo indeterminado até que ocorra uma nova regulamentação. Assim, por enquanto, não é necessário novo laudo na troca de veículo. No entanto, não é concedida a isenção de IPVA para dois veículos ao mesmo tempo. Ao trocar de carro, é necessário solicitar novamente a isenção no Sivei (Sistema de Veículos) para o carro para o qual deseja nova isenção. Quando for deferida a isenção para o veículo solicitado, a isenção do antigo será baixada (encerrada)”.

Já o Instituto, através da Assessoria de Comunicação informou que “em relação ao tempo de duração dos laudos do Imesc eles têm validade de 5 anos, no caso específico do IPVA. O laudo emitido pelo Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo) tem prazo indeterminado até que ocorra uma nova regulamentação. Assim, por enquanto, não é necessário novo laudo na troca de veículo. A Fazenda mantém o procedimento informado via nota, até que saia o decreto determinando o período que será estabelecido, que provavelmente seguirá o tempo já usado pelo Imesc em relação as demais perícias realizadas pelo Instituto”.

Confira as informações com mais detalhes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *