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  • sex. set 20th, 2024

Seis práticas que geram acessibilidade e você não sabia

Seis práticas que geram acessibilidade e você não sabia

Dentre as ações citadas por especialista, estão a incorporação de sistemas ativados por voz e realidade aumentada para navegação. O Diário PcD é parceiro da Hand Talk e oferece um site com Acessibilidade

A importância e a busca pela acessibilidade vem  crescendo cada vez mais na sociedade. Infelizmente, só no Brasil, segundo o Panorama de Acessibilidade Digital, realizado pela Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital, cerca de 54% das companhias não possuem conhecimento ou utilizam a acessibilidade em seus serviços.

Ainda de acordo com o estudo, apenas 30% das empresas se preocupam com a inclusão dos funcionários e 18%, com a inclusão das pessoas consumidoras. “Muitas organizações não acreditam que, entre seu público, estão pessoas com deficiência ou que precisam de algum recurso de acessibilidade para consumir seus produtos e serviços. Logo, é importante investir em iniciativas para promover a acessibilidade dentro do ambiente digital”, explica Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk. 

Diante disso, Tenório lista algumas soluções que beneficiam as pessoas com deficiência, não apenas em relação às empresas, mas também para sociedade. São elas:

  1. Sistemas ativados por voz

Sistemas ativados por voz são tecnologias que possibilitam o controle de dispositivos por meio de comandos de voz. Eles fazem com que pessoas com deficiência física ou visual possam usar aparelhos eletrônicos de forma mais fácil e independente, ligando a televisão sem precisar sair do sofá, por exemplo.

  1. Assistentes de navegação

Assistentes de navegação são dispositivos ou aplicativos que fornecem orientação e informações sobre o ambiente ao redor, sendo especialmente úteis para quem tem alguma deficiência visual. Um exemplo legal é o aplicativo Be My Eyes, que conecta pessoas com deficiência visual com pessoas que enxergam por meio de videochamadas. Assim, elas podem “emprestar seus olhos” para ajudar em tarefas do dia a dia.

  1. Serviços de legenda

São recursos que transformam o conteúdo de áudio em texto, tornando-o acessível para pessoas surdas, com deficiência auditiva, que não conhecem o idioma sendo falado ou simplesmente que não podem escutar o conteúdo no momento. 

  1. Casas inteligentes

As casas inteligentes são residências equipadas com tecnologia IoT (Internet das Coisas) que permite controlar dispositivos e sistemas de forma remota e automatizada.  Ela promove a acessibilidade a partir de diversos recursos assistivos para pessoas com deficiências, dentre eles, permitindo acender, apagar, trocar a cor e a intensidade da luz por comandos. É a mesma lógica dos sistemas ativados por voz, proporcionando uma maior independência e conforto para pessoas com deficiência, especialmente aquelas com mobilidade reduzida, facilitando o dia a dia.

  1. Sumarização de conteúdo por IA para acessibilidade cognitiva

Aplicação de algoritmos de Inteligência Artificial nada mais é do que o uso de tecnologia para resumir textos longos e complexos, tornando-os mais acessíveis para pessoas com dificuldades cognitivas. Essa é uma grande ferramenta acessível, permitindo que as pessoas absorvam informações importantes de forma mais eficiente e compreensível.

  1. Robótica assistiva personalizada

A robótica assistiva personalizada refere-se ao desenvolvimento de robôs adaptados às necessidades específicas de pessoas com deficiência, auxiliando em tarefas do dia a dia, como locomoção, manipulação de objetos e comunicação. Um ótimo exemplo é pensar em monitores de bebê que vibram e mudam de cor para sinalizar para um pai ou uma mãe surdos que seu filho está chorando.

Sobre a Hand Talk

A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 10 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução  de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info. É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2020, atingiu a marca de 1 bilhão de palavras traduzidas. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, PepsiCo, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup. 

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