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  • qui. nov 21st, 2024

Cinco vezes que grandes marcas foram inclusivas em suas campanhas

Cinco vezes que grandes marcas foram inclusivas em suas campanhas

 Especialista mostra que D&I também passa pela publicidade para garantir a representatividade

Nos últimos anos, houve um movimento crescente em direção à inclusão e à representatividade na publicidade, à medida que as marcas reconhecem a importância do seu poder de fala e o real valor da diversidade do mundo ao seu redor. Atualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo têm algum tipo de deficiência, o que representa uma parcela significativa da população global, conforme aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, esse número é equivalente a aproximadamente 8% da nossa população. Diante desses dados, é fundamental trazer meios que representem essas pessoas na mídia.

Segundo a pesquisa TODXS, realizada pela agência Head, a representatividade de pessoas com deficiência em comerciais brasileiros não ultrapassou 0,12% no último ano. Além disso, uma análise do Diversity and Social Change Initiative revelou que apenas 2,4% dos personagens em 100 dos principais filmes lançados em 2015 apresentavam alguma forma de deficiência.

“No universo da publicidade, em que cada imagem, frase e contexto ganham muita repercussão para o público, as marcas têm o poder de vender produtos, e principalmente de moldar percepções, influenciar comportamentos e, mais importante, refletir os valores da sociedade. Quanto mais campanhas falarem e incluírem a acessibilidade em suas produções, mais pessoas irão abraçar a causa, além de incentivar outras marcas a se tornarem acessíveis”, comenta Ronaldo Tenório, CEO da Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital,

Pensando nisso, Ronaldo separou campanhas produzidas por grandes marcas, com o objetivo de garantir mais inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência.  

  1. Magazine Luiza disponibilizou um canal de atendimento exclusivo em Libras

A Magalu criou um canal de atendimento pós-venda exclusivo na Língua Brasileira de Sinais. Dessa forma, essas pessoas poderão escolher a forma em que mais se sentem confortáveis para serem atendidas, garantindo uma troca de informações mais eficaz, e agregando valor à sua experiência. Para acessar o canal, basta clicar em Atendimento no site da Magalu, e selecionar a opção de Libras na seção Fale Conosco, que um intérprete logo estará disponível para realizar o atendimento.

  1. Colorado desenvolveu uma embalagem com QR code acessível 

A cervejaria Colorado implementou QR codes nos rótulos de seus produtos, que abrem uma janela no celular com a tradução do conteúdo em Libras, além de tornarem suas cervejas também acessíveis com rótulos em Braile. 

  1. PingPlay possui recursos acessíveis para os filmes

A falta de recursos de acessibilidade em grande parte da indústria do entretenimento é nítida, então quando a PingPlay surgiu, foi motivo de comemoração. A empresa é a primeira plataforma de filmes 100% acessíveis, que possui os recursos de acessibilidade da sua escolha, entre Libras, audiodescrição e legendas, inclusive nos trailers. 

  1. Lacta interpreta uma história real de um casal com deficiência em sua produção

A linha Lacta Intense, tem como um de seus principais objetivos reforçar as relações intensas e verdadeiras. Em 2021, para apresentar a linha Lacta Intense Nuts a marca emocionou com a campanha “Sinais”. O filme publicitário narra a história de um casal que se conheceu em uma festa em que a maioria dos presentes se comunicava em Libras, retratando a conexão mesmo com a barreira da comunicação. Na ocasião, o desejo de se aproximarem levou a pessoa ouvinte a aprender alguns sinais, foi o primeiro passo de uma linda história de amor.

  1. Reserva lança campanha interpretada por casais surdos

Para o Dia dos Namorados, a Reserva lançou a campanha “Mania de Você, Mania de Reserva” que apresenta uma releitura da clássica canção de Rita Lee e Roberto de Carvalho, interpretada em Libras. Além de incentivar o aprendizado da Língua de Sinais e reforçar a importância da comunicação inclusiva, a produção ainda é protagonizada por casais de personalidades surdas como Pedro Neschling, ator e diretor de cinema, e sua esposa, Nathalie Passos; Thaisy Payo, modelo, influenciadora, pós-graduada em Educação Para Surdos, ex-Miss Brasil Surda e a primeira mulher brasileira a participar do Miss Deaf World, e seu marido, Leonardo Ulmann.⁣ 

Sobre a Hand Talk

A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 10 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info. É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2020, atingiu a marca de 1 bilhão de palavras traduzidas. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, PepsiCo, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup. 

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