fbpx
  • ter. set 17th, 2024

Acessibilidade e tecnologia são parceiras na inclusão digital

Acessibilidade e tecnologia são parceiras na inclusão digital

Companhias ainda não reconhecem as potencialidades da acessibilidade e o quanto isso pode gerar valor para os negócios a partir do investimento em tecnologias especializadas nas necessidades de pessoas com deficiência

A evolução tecnológica vem crescendo e se destacando cada vez mais, transformando a sociedade e a forma como as pessoas se relacionam no chamado ciberespaço. Com isso, questões de acessibilidade digital também entram no cerne do debate, pois 8,9% da população brasileira são de pessoas com deficiência, de acordo com a PNAD Contínua 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. 

Mas, as organizações ao redor do país ainda não reconhecem o potencial de acessibilidade, já que menos de 1% dos sites brasileiros são acessíveis, segundo o Panorama de Acessibilidade Digital, realizado pela Hand Talk e Movimento Web Para Todos. O estudo também demonstra que isso não está alinhado aos objetivos das companhias, visto que 79% das empresas consideram o pilar social como prioridade nos negócios. 

A falta de conscientização sobre as necessidades das pessoas com deficiência resultam em ambientes pouco inclusivos. Para superar esses desafios precisamos adotar uma abordagem holística, envolvendo a educação para todas as pessoas, adaptações físicas e tecnológicas, além de políticas inclusivas em todos os ambientes para valorização e promoção da diversidade. As empresas têm o poder de liderar o caminho para uma sociedade mais inclusiva, servindo como exemplos de boas práticas e impulsionando a inovação social”, aponta Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital. 

Pensando em aumentar a visibilidade dessa causa, a Hand Talk apresenta, nos dias 7 e 8 de agosto, a 7ª edição do Link Festival, o maior festival de acessibilidade digital da América Latina. Neste ano, o evento acontecerá em dois dias com palestras e trilhas de conteúdos, apresentações artísticas e a 3ª edição do Prêmio Líderes de Acessibilidade, premiação que reconhece empresas e organizações sem fins lucrativos, profissionais e influenciadores com iniciativas que visam o desenvolvimento da acessibilidade no Brasil. 

Interessados em participar do evento podem realizar a inscrição gratuitamente no link.

Sobre a Hand Talk

A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 10 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info. É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2020, atingiu a marca de 1 bilhão de palavras traduzidas. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, PepsiCo, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *