O Brasil está na 49ª posição no Ranking de Qualidade de Vida Digital (DQL) da empresa de segurança e privacidade cibernética Surfshark, ficando em 76º lugar em acessibilidade.
De acordo com a última PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência. O atendimento ao consumidor deve ser inclusivo para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas origens ou características, se sintam valorizadas e atendidas. Dessa forma, a Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital, desenvolveu um Glossário de Customer Success em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O material inclui uma playlist de vídeos com os termos mais utilizados na área traduzidos do português e inglês para Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao todo, são 17 vídeos de curta duração, que traduzem termos como playbook, onboarding, renovação, expansão, sprint review, entre outros.
Muito mais que atuar com pós-venda, o principal objetivo do Customer Success (CS) é que seu cliente alcance o sucesso com a solução e/ou serviço das empresas. Um dos fatores mais importantes que devem ser considerados é o consumidor: seja em operações B2B, B2C ou B2B2C, as pessoas estão por toda parte, trazendo relevância e impulsionando o sucesso do negócio.
“Você já vivenciou um momento em que sentiu que estavam te excluindo de uma conversa, uma ação, um evento ou algo do tipo? Já participou de um papo em que alguém falava um idioma diferente do seu ou em que havia tantos termos técnicos e específicos que você não conseguia acompanhar a discussão? Já pensou um cliente em potencial ter esse sentimento de exclusão ao pensar na sua marca, entrar na sua loja, acessar o seu site, precisar de alguma ajuda e não encontrar? Esses são só alguns exemplos que demonstram a importância de valorizarmos e priorizarmos oferecer um atendimento inclusivo ao cliente“, declara Ronaldo Tenório, CEO da Hand Talk.
Os assuntos de equidade e diversidade estão ganhando cada vez mais espaço dentro das corporações, especialmente no contexto do ecossistema ESG (Environmental, Social e Governance). Para Sueidy Araujo, Gerente de Sucesso do Cliente da Hand Talk, o profissional de Customer Success que se atualiza e se engaja nessa tendência, realizando o cross-sell ou up-sell e monitorando os KPIs dentre outras atribuições do CS, consequentemente acaba conquistando e fidelizando seus clientes.
“Nós, assim como nossos clientes, precisamos lembrar que trabalhamos para pessoas, que são diversas e têm necessidades diferentes e específicas. Quanto mais nos preparamos para atendê-las, mais as pessoas se aproximarão de nós e do nosso negócio. Elas irão aprender e consumir nossos produtos/serviços, recomendar para pessoas próximas e familiares, promover nossos negócios e, por fim, contribuir com nosso sucesso e o sucesso dos nossos clientes. Vamos trabalhar para que a acessibilidade não seja tratada como um ‘extra’, mas como uma necessidade básica que precisa ser contemplada em todos os negócios e lugares.”, contempla Araujo.
“Estamos comprometidos em desmistificar o atendimento ao cliente, tornando-o acessível a todos. Acreditamos que, ao traduzir termos técnicos e conceitos de Customer Success para Libras, estamos não apenas ampliando o alcance das empresas, mas também empoderando pessoas surdas a se engajar plenamente no mercado. Isso é parte do nosso propósito: criar um ambiente onde todos possam prosperar”, finaliza Tenório.
Sobre a Hand Talk
A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 10 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversosrecursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info. É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2020, atingiu a marca de 1 bilhão de palavras traduzidas. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, PepsiCo, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup.