Reginaldo Lopes, Deputado Federal do PT de Minas Gerais, foi o responsável pelo relatório aprovado na Câmara dos Deputados que tira o direito à isenção na aquisição de veículos para mais de 95% das pessoas com deficiência
No início da noite desta terça-feira, 17, na Câmara dos Deputados, 324 parlamentares aprovaram o relatório do Deputado Federal Reginaldo Lopes apresentado ao projeto da Reforma Tributária que determina que apenas veículos com adaptação externa garanta o direito às isenções de tributos nas aquisições de automóveis por pessoas com deficiência.
No Senado Federal, a ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência havia conseguido retirar essa exigência do projeto, mas os Deputados Federais não acataram essa garantia do direito de IR e VIR do segmento, que precisam de veículos para a locomoção, já que não há transporte público com acessibilidade.
“Fomos traídos pelo partido do próprio governo que havia acenado para retirar esse trecho absurdo do projeto. O Deputado do PT, pelo jeito, desrespeitou o Senado Federal e a SERT – Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária. Mas já começamos o trabalho para que o Presidente da República não acate esse retrocesso histórico para as pessoas com deficiência” afirmou Abrão Dib, presidente da ANAPcD.
O Diário PcD transmitiu na noite desta terça-feira, pelo Canal no Youtube a decepção do segmento.