Documento foi traduzido, padronizando e facilitando compreensão de informações aos países de língua portuguesa
A implementação da 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) nos sistemas de vigilância em saúde do Brasil, prevista inicialmente para 1º de janeiro de 2025, foi adiada para até 2027.
A Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) foi publicada em 2022. Em 2024, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) concluíram a tradução do documento para a língua portuguesa. Com isso, sua implementação está prevista para 1º de janeiro de 2027.
Pela primeira vez, a CID traduzida para a língua portuguesa está disponível na plataforma oficial da OMS. O objetivo é padronizar a codificação de doenças e agravos de saúde, facilitando a comunicação entre profissionais de saúde, pesquisadores e gestores, permitindo identificar tendências e estatísticas locais e globais. A nova revisão contém cerca de 17 mil códigos únicos para lesões, doenças e condições de saúde, que combinados, podem descrever 1,6 milhão de situações clínicas.
“Esse é mais um avanço que estamos tendo na saúde do nosso país, pois a CID-11 fornece uma linguagem comum que vai permitir que os profissionais de saúde compartilhem informações padronizadas em todo o mundo, facilitando a análise das doenças”, destaca a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.
A tradução foi conduzida pelo Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do Ministério, que, desde 2023, é Centro Colaborador para Família de Classificações Internacionais da OMS (BR-FIC), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Médicos, fisioterapeutas, farmacologista, odontologista e outros profissionais de saúde participaram da tradução.
Conforme a Nota Técnica 61/2024, o início da utilização da CID-11 no Brasil está previsto para janeiro de 2027, em razão das etapas de atualização dos sistemas de informação e a capacitação dos usuários e publicização.
Já é possível se capacitar sobre as inovações da CID-11, por meio do curso on-line “Manual de Capacitação da CID-11”, desenvolvido pelo departamento de Evidencia e Inteligência para Ação na Saúde da OPAS.
Ao finalizar o curso, os participantes estarão aptos para:
- Compreender a estrutura da CID-11;
- Os propósitos e benefícios do uso da CID-11; e
- Aplicar a CID-11, além de conhecer a plataforma online da CID-11.
Acesse a plataforma da CID-11 na versão em português
https://icd.who.int/browse/2024-01/mms/pt
Fonte: Ministério da Saúde