• qui. abr 17th, 2025

Hand Talk lança campanha interativa para falar sobre conscientização, inclusão digital e acessibilidade

Hand Talk lança campanha interativa para falar sobre conscientização, inclusão digital e acessibilidade

Mês das Libras: no Brasil, cerca de 5% da população é surda e parte dela, se comunica por Libras. De acordo com dados do IBGE, esse número representa cerca de 10 milhões de pessoas

Durante o mês de abril, celebra-se o Mês das Libras, uma iniciativa criada pela Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e fortalecer a visibilidade da comunidade surda por meio de dinâmicas e campanhas de sensibilização ao longo de todo o mês. O período foi escolhido devido ao Dia Nacional das Libras, comemorado em 24 de abril. De acordo com o IBGE, aproximadamente 5% da população brasileira é surda, o que representa cerca de 10 milhões de pessoas. Parte significativa desse grupo tem a Libras como primeira língua e meio fundamental de comunicação

Para promover maior compreensão e engajamento, a Hand Talk lança uma campanha especial em suas plataformas digitais. Entre as ações previstas, estão a realização de uma live no Instagram, com a participação de uma pessoa surda, incentivando a prática de Libras diretamente com a comunidade. A campanha também inclui uma cartilha básica de Libras, com o objetivo de incentivar as empresas a divulgarem o material para seus funcionários, e stories interativos no Instagram, para que a audiência possa exercitar a língua de sinais.

A campanha aborda ainda uma série de conteúdos educativos para diferentes públicos. Para o público em geral, o foco está em direito linguístico, o impacto da Libras na vida das pessoas e formas de aprofundar o conhecimento. Já para o público corporativo, os temas incluem como a Libras pode melhorar o ambiente de trabalho, o papel das empresas na promoção de impacto social e a importância da diversidade e inclusão (D&I) no ambiente corporativo.

“O Mês das Libras é uma grande oportunidade para refletirmos sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais, não apenas como uma ferramenta de comunicação, mas como um direito fundamental para a inclusão da comunidade surda. A Libras deve ser respeitada por todos, junto com a conscientização da inclusão e o combate ao preconceito. Esses são passos importantes para o acesso à comunicação plena na comunidade surda, cada ação e aprendizado, nos aproxima de uma sociedade mais igualitária e respeitosa.“, afirma Ronaldo TenórioCEO e cofundador da Hand Talk.

Acompanhe a Hand Talk em todas as plataformas para ficar por dentro dos conteúdos publicados durante o mês de abril.

Sobre a Hand Talk

A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 12 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info. É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2024, atingiu a marca de 3,3 bilhões de palavras traduzidas. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup. Em 2025, foi adquirida pela Sorenson, líder global em soluções para pessoas surdas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *