• qua. maio 14th, 2025

Hand Talk e Casas Bahia lançam campanha para promover acessibilidade digital e oportunidades reais para pessoas com deficiência

Hand Talk e Casas Bahia lançam campanha para promover acessibilidade digital e oportunidades reais para pessoas com deficiência

Ação dá luz aos impactos da inclusão digital e mostra como acessibilidade pode ser um diferencial estratégico para os negócios

Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital, lança em parceria com a Casas Bahia a campanha “Promovendo acessibilidade, criando oportunidades”, em comemoração ao GAAD 2025 – Global Accessibility Awareness Day (Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade). A campanha tem como foco evidenciar, por meio de um videocase inédito que será divulgado nas redes sociais das empresas, o impacto real da acessibilidade digital na vida de pessoas com deficiência — e como ela pode ser incorporada de forma estratégica à atuação de grandes corporações. Celebrado anualmente na terceira quinta-feira de maio, o GAAD busca ampliar a conscientização global sobre a importância da acessibilidade nos ambientes digital e físico.

Com cerca de dez minutos de duração, o videocase retrata a jornada de transformação da Casas Bahia ao implementar o  Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites que oferece diversos recursos assistivos como tradução automatica para Libras, aumento de fonte, espaçamento de texto e leitor de sites. A ferramenta tem permitido que pessoas com diferentes tipos de deficiência naveguem de forma mais autônoma e inclusiva pelos canais digitais da marca, fortalecendo a relação entre acessibilidade, experiência do usuário e inovação nos negócios.

“A equidade e inclusão sempre fizeram parte da história do Grupo Casas Bahia. A gente acredita na força de impacto e na transformação de vidas por meio das oportunidades de acesso. A parceria estratégica com a Hand Talk acelerou nossos processos de acessibilidade digital, com impacto mensurável e retorno positivo da comunidade usuária.”, declara Amanda Ferreira, Gerente de Diversidade e Inclusão no Grupo Casas Bahia.

 Resultados visíveis e histórias que importam

O videocase também apresenta depoimentos de colaboradores das empresas envolvidas, como Amanda Ferreira, Gerente de Diversidade e Inclusão, e Ingrid Moreira, Analista de Negócios e BKO de Produto CS, representando o Grupo Casas Bahia, além de Rosi Bertaglia, Coordenadora de Marketing, e Danielle Santos, Analista de Sucesso do Cliente, ambas da equipe da Hand Talk. A produção conta ainda com a participação especial da influenciadora digital Letícia Fabbri, jovem amputada dos dois pés e surda bilateral.

Ao longo do vídeo, os participantes relatam como o Grupo Casas Bahia integra práticas de acessibilidade tanto internamente, em suas ações e atividades do dia a dia com colaboradores, quanto externamente, no atendimento ao público nas lojas físicas, nos sites de e-commerce e demais canais de comunicação. O objetivo do videocase é reforçar a importância da acessibilidade digital, evidenciando como a tecnologia pode tornar a experiência de compra mais fácil, independente e inclusiva para pessoas com deficiência. A produção também busca destacar o papel fundamental das grandes marcas em se posicionar de maneira ativa e consistente em prol da inclusão social.

Para a Hand Talk, a campanha representa mais um passo relevante em sua missão de tornar o mundo digital mais acessível. Em 2025, a empresa também celebra sua entrada no grupo global Sorenson, além de conquistas como o lançamento do Dicionário Financeiro em Libras, desenvolvido via o programa TD Impacta (Tesouro Direto + B3) em parceria com a Artemisia, além de estar lançando a segunda edição da pesquisa Panorama da Acessibilidade Digital.

“Falar de acessibilidade é falar de futuro. Quando grandes empresas como a Casas Bahia assumem esse compromisso, abrimos caminhos para um mercado mais justo, inclusivo e inovador”, afirma Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk, eleito pelo MIT como um dos 35 jovens mais inovadores do mundo.

Com “Promovendo acessibilidade, criando oportunidades”, Hand Talk e Casas Bahia mostram que a inclusão digital não é apenas uma responsabilidade social — é também uma estratégia de inovação com impacto tangível, capaz de transformar experiências, ampliar oportunidades e inspirar o mercado a seguir pelo mesmo caminho.

Sobre a Hand Talk

A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 12 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info. É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2024, atingiu a marca de 3,3 bilhões de palavras traduzidas. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup. Em 2025, foi adquirida pela Sorenson, líder global em soluções de comunicação para pessoas surdas e com deficiência auditiva e uma das maiores empresas de tradução do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *