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  • sex. nov 22nd, 2024

Área Sagrada do Largo Argentina em Roma reabre ao público e com Acessibilidade

Área Sagrada do Largo Argentina em Roma reabre ao público e com Acessibilidade

A Área Sagrada do Largo Argentina, com milhares de anos de história, está novamente aberta à visitação pública. Pela primeira vez é possível acessar e visitar a área de forma sistemática, descobrindo as fases da sua história desde a República, passando pelos períodos Imperiais e Medievais, até sua redescoberta no século passado com as demolições das décadas de 20 e 30. As obras foram conduzidas sob a direção científica da Superintendência Capitolina de Patrimônio Cultural e foram possíveis graças ao patrocínio da Bulgari.

A imponência das ruínas dos templos da Área Sagrada já pode ser apreciada de perto. Seus detalhes e fases de construção podem ser observados no mesmo nível das estruturas, que por décadas moradores e turistas só puderam ver do nível da rua. Da Via di San Nicola de ‘Cesarini, os visitantes podem acessar o sítio arqueológico por meio de uma passarela. 

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem acessar a área por meio de um elevador, enquanto no local, o terreno irregular e as depressões foram removidos, tornando a visita totalmente acessível para cadeiras de rodas. As duas áreas de exposição no pórtico da medieval Torre del Papito – que também abriga a bilheteria – e no limite leste da Área Sagrada, agora correspondente à parte abaixo do nível da rua da Via di San Nicola de’ Cesarini, são uma novidade, exibindo uma seleção das inúmeras relíquias das escavações e demolições realizadas durante o regime fascista.

Para contar a história do local e suas transformações ao longo dos séculos, todo o circuito é acompanhado por uma série de painéis explicativos em italiano e inglês com um grande número de fotografias. Os visitantes com deficiência visual também foram atendidos com dois grandes painéis táteis e duas exibições digitalizadas em 3D – um fragmento de uma laje com um pássaro bicando uma fruta e a cabeça colossal de uma estátua de culto feminino.

“Um dos lugares mais bonitos e preciosos de Roma – graças a este projeto que é fruto de um importante ato de mecenato do Grupo Bulgari, ao qual agradeço – está finalmente totalmente acessível aos cidadãos romanos e turistas que, a partir de agora, poderão ver de perto maravilhosos achados arqueológicos de vários períodos da história da nossa cidade”, afirma Miguel Gotor, vereador da Cultura da Roma Capitale.

Jean-Christophe Babin, CEO do Grupo Bulgari, comentou: “Estamos orgulhosos de ter ajudado a fazer esta joia arqueológica e arquitetônica – um testemunho precioso da fascinante combinação de épocas e estilos que torna a Cidade Eterna, como nenhuma outra no mundo, finalmente acessível a residentes e turistas. É um projeto que nos permitiu, mais uma vez, celebrar a profunda ligação que temos com Roma, fonte inesgotável de inspiração e encruzilhada milenar de artes, culturas e tradições. No Espaço Sagrado sente-se o sopro da história. Essas ruínas majestosas – que agora poderemos admirar de perto – falam da grandeza de um império que forjou nossa civilização.

“O inestimável trabalho dos técnicos da Superintendência”, diz o Superintendente Claudio Parisi Presicce, “devolveu à cidade uma área muito importante, permitindo a todos admirar um recorte histórico de mais de dois milênios: da Roma republicana dos imperadores, desde a reutilização das estruturas como residências de famílias aristocráticas, igrejas e mosteiros até às demolições da década de 20. O esplêndido resultado, que hoje pode-se admirar, foi possível graças a uma colaboração promissora entre os setores públicos e privados, pelos quais quero agradecer ao Grupo Bulgari.”

Contexto histórico

Entre 1926 e 1929, as obras de demolição no distrito entre a Via del Teatro Argentina, Via Florida, Via S. Nicola de ‘Cesarini e Corso Vittorio Emanuele II para a construção de novos edifícios desenterraram uma vasta praça pavimentada. Nela havia quatro templos, comumente referidos pelas primeiras quatro letras do alfabeto na ausência de identificação confiável: Templo C (início do século III a.C.), provavelmente dedicado a Feronia; Templo A (meados do século III a.C.) em homenagem a Juturna; Templo D (início do século II a.C.), dedicado às Ninfas ou Lari Permarini; e o Templo B (final do século II a.C.), dedicado a Fortuna Huiusce Diei.

O complexo Portici di Pompeo, adjacente à área sagrada, remonta a meados do século I a.C. O assassinato de Júlio César ocorreu em sua Cúria (da qual ainda é visível a base do tufo atrás dos templos B e C).

O incêndio de 80 d.C. que devastou grande parte do Campus Martius levou a uma profunda transformação da área sob o imperador Domiciano, com a construção de um novo pavimento em laje de travertino, ainda visível atualmente, e a reconstrução dos alçados do templo.

O século V viu o início do abandono e transformação dos edifícios. Sugere-se que a área tenha sido ocupada por um complexo monástico, enquanto mais tarde, entre os séculos VIII e IX, foram construídas estruturas possivelmente pertencentes a casas aristocráticas. Também data do século IX, a primeira evidência do estabelecimento de uma igreja dentro do Templo A, que em 1132 foi dedicada a São Nicolau, inicialmente chamada de’ Calcarario e depois de’ Cesarini. No período barroco, um novo edifício sagrado foi erguido no topo da igreja medieval, que foi totalmente destruída durante as demolições do Governorate.

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