Fundação Dorina Nowill celebra o Dia da Indústria Gráfica com 12 milhões de páginas braille impressas

No dia 24 de junho foi comemorado o Dia da Indústria Gráfica, uma homenagem a todos que trabalham na área.

A data também representou uma oportunidade para a Fundação Dorina Nowill para Cegos reforçar a importância da acessibilidade e inclusão no setor, uma vez que a alfabetização de crianças cegas só é possível por meio do Sistema Braille.


A Fundação Dorina possui uma das maiores gráficas braille, em capacidade produtiva, da América Latina. Apenas em 2022, foram mais de 12 milhões de páginas braille impressas.


O processo todo é muito cuidadoso. O trabalho começa com a equipe Editorial, que faz toda a transcrição do material que será acessível. Nessa etapa, é verificada a melhor forma de adaptação, pois o grande desafio é que as pessoas com deficiência visual não percam nenhuma experiência em sua leitura.


Antes da impressão final é feita uma revisão por uma equipe de pessoas cegas especialistas, garantindo que o material esteja correto e seguindo as normativas que regulamentam a produção de materiais em braille.


Na gráfica, existem dois tipos de maquinários, um manual e um digital. As máquinas manuais utilizam as chapas de alumínio na produção e, através delas realizam o processo de impressão. Já nas impressoras digitais, a impressão ocorre diretamente do arquivo transcrito. As duas formas permitem a impressão em frente e verso e contorno, em relevo, de imagens, que é um diferencial da Fundação.


GRÁFICA BRAILLE


A gráfica da Fundação Dorina contém, ao todo, 56 equipamentos para impressões em braille: 4 offsets manuais, 2 rotativas e 50 impressoras digitais. Considerando essa capacidade estrutural, é possível atingir em torno de 2,3 milhões de páginas braille por mês.


Desde 2018, é responsável pela impressão de demandas governamentais, além de ser especialista também na transcrição, revisão e impressão de provas Braille.


Todos os valores dos materiais produzidos na gráfica são revertidos em atendimentos gratuitos na habilitação e reabilitação de pessoas cegas e com baixa visão, realizados na Fundação Dorina.


Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
 

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 77 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.


Responsável pela gráfica braille com alta capacidade produtiva, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. Mais detalhes: Link.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore