Embalada pela pesquisa realizada em parceria com o Datafolha e recém-divulgada ao público, que destaca o aumento do interesse pela leitura entre pessoas com deficiência visual: 63% gostam de ler, bem como os hábitos, preferências e acesso aos livros, a Fundação Dorina Nowill para Cegos realiza a “Semana da Leitura”. O evento, que é dedicado à promoção da leitura inclusiva e acessível, está acontecendo de 23 a 27 de outubro e é uma oportunidade para relembrar a importância da leitura para pessoas com deficiência visual e promover o acesso igualitário à informação e à cultura. Tanto a pesquisa quanto o evento, são parte do projeto PRONAC 204759 Ler para Ser – Literatura como Cidadania.
O encontro, aberto ao público por meio de inscrições prévias, inclui programação completa, com café literário, palestras, teatro, contação de história e troca de livros.
Entre os destaques, está a peça teatral “Bodas de Sangue”, escrita por Federico García Lorca. O diferencial está no fato de que a história contada não trabalhará o sentido visual, focando apenas no tato, audição e olfato. Aos espectadores que enxergam ou que possuem residual visual, uma venda será entregue como recurso para a ausência total da visão, a fim de proporcionar a todos a mesma experiência imersiva da leitura.
A programação completa pode ser conferida em detalhes no Instagram na Fundação Dorina: @fundacaodorinanowill
Programação resumida:
23 de outubro – Café Literário, com o livro Olhos D’água, de Conceição Evaristo.
24 de outubro – Palestra com Gustavo Cerbasi.
25 de outubro – Peça de Teatro Bodas de Sangue.
26 de outubro – Contação de História Adriana Felicíssimo.
27 de outubro – Palestra para professores.
23 a 27 de outubro – Pontos de Troca de Livros para colaboradores.
Fundação Dorina Nowill para Cegos
Tel.: (11) 5087-0999
Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 77 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.