Importância da sensibilização e informações sobre o TEA no diagnóstico precoce

A sensibilização ao tema por meio da divulgação do conhecimento é fundamental para garantir o diagnóstico precoce adequado do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, conta com parceiros de comunicação em sua campanha sobre autismo – a primeira do Brasil – que acontece durante este mês.
 

Para alcançar o maior número de pessoas, é importantíssimo o Instituto, contar com parceiros de diversos segmentos. Sabemos que um grande desafio do 3º setor é implementar um plano de mídia, pois nosso orçamento tem foco nas pessoas que atendemos. A Campanha foi desenvolvida pelo Marketing e Comunicação do IJC em parceria com a agência AUDAZ e leva ao público geral ações e informações relevantes sobre o tema. Além disso, com a produtora, Porão Filmes, tivemos a produção e o lançamento do curta-metragem “Conselhos”, que apresenta relatos de pessoas com autismo e sobre seus diagnósticos tardios. O filme de 30 segundos está sendo exibido em 100% das salas de cinema das redes PlayArte e Kinoplex e, em 100 salas da rede Cinemark, pelo país, até 30 de novembro.
 

“Esperamos que muitos pais se sensibilizem e entendam a importância de buscar o diagnóstico o quanto antes. Adiar ou negar-se a buscar ajuda é algo que pode prejudicar demais a criança. Com esse vídeo e com as estratégias da campanha é possível fazer com que muitas pessoas entendam que o diagnóstico liberta e muda vidas para melhor”, afirma Delay Almeida da agência AUDAZ.
 

Clausius Steven, diretor da Porão Filmes, acrescenta que o curta-metragem do IJC permitiu aos personagens uma experiência imersiva única. “Os participantes puderam revisitar suas histórias e se tornarem protagonistas de uma campanha que promete impactar positivamente muitas famílias”, destaca.
 

Em mídia, o IJC conta com as revistas Pais & Filhos, Você RH e Materlife; as rádios web Zero 9, Programa Gente que Fala, as rádios FM e AM, Kiss FM, Novabrasil FM e Rádio Capital que embarcaram nessa jornada ao lado do Instituto para desmistificar achismos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Somos fomentadores da diversidade e inclusão social, por isso, apoiar a campanha do Instituto Jô Clemente (IJC) sobre autismo é a maneira de informar e quebrar preconceitos sobre o tema, além de possibilitar a inclusão e conscientização da população”, destaca Tais Danker, gerente de marketing da Novabrasil FM. 
 

Para Adriana Cury, diretora geral da revista Pais & Filhos, a união de esforços – assim como em uma família – é fundamental para disseminar informações sobre o tema. “A conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é muito importante para o convívio entre famílias e suas atividades sociais. O acolhimento aos pais é fundamental, por isso, a Pais & Filhos apoia a campanha do Instituto Jô Clemente (IJC)”, pontua.
 

Outro defensor da união dos meios de comunicação em prol da conscientização do Transtorno do Espectro autista (TEA) é Olivério Júnior, diretor responsável, Rádio Zero 9. “Temos a responsabilidade de contribuir com informação e apoio para que a sociedade, unida e informada, colabore com soluções em campanhas como essa.”
 

A Rádio Capital também está na luta contra os achismos e destaca seu comprometimento com a causa, conforme Vinny D’lakart, diretor da rádio. “Ficamos honrados em apoiar uma causa tão relevante e louvável. E reforçamos nosso compromisso em promover a conscientização e a inclusão das pessoas em todas as esferas da comunidade”, complementa.

“O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Instituição referência no assunto, que traz à frente sempre grandes iniciativas de extrema relevância para toda a população. É um privilégio para o nosso grupo fazer parte desta história. Estamos juntos construindo um mundo melhor”, finaliza Michel Wajchman, diretor da revista Materlife. 

Sobre a primeira campanha do Brasil de conscientização sobre o autismo
 

O Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, possui cerca de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o autismo como uma série de sinais que indicam algum grau de comprometimento no comportamento social, comunicação e linguagem.
 

Apesar do número de casos, ainda há investigações a serem feitas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus impactos. Pensando em dar visibilidade ao assunto e sensibilizar as pessoas, o IJC lançou a 1ª Campanha Nacional de Conscientização Sobre o Autismo, que acontece ao longo do mês de novembro e tem como objetivo quebrar paradigmas e disseminar informações sobre o diagnóstico. A iniciativa, que conta com 28 parceiros, terá diversas ações ao longo do mês de novembro e abordará o autismo de forma abrangente. Para saber mais sobre a campanha, acesse:

https://ijc.org.br/Paginas/autismo-2023-campanha.aspx
 

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.
 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore