Judiciário de Goiás concede isenção de ICMS e IPVA para idosa com deficiência

Uma decisão da 7ª Vara de Fazenda Pública Estadual de Goiânia, proferida pela juíza Mariuccia Benicio Soares Miguel, concedeu o direito à isenção de ICMS e IPVA para aquisição de um veículo a uma idosa com deficiência de 74 anos. O benefício foi conseguido após o mandado de segurança impetrado pelo advogado Diêgo Vilela, que apontou o ato praticado pelo Auditor Fiscal da Receita Estadual que havia negado o pedido e destacou que a cliente cumpria os requisitos necessários para a concessão do benefício.

Segundo o advogado, em razão da idade, a cliente possui diversas debilidades e problemas de saúde, como lombalgia, osteoporose e gonartrose (artrose do joelho). Antes, inclusive, a idosa pediu junto à Secretaria da Receita Federal a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e obteve êxito.

Já visando a isenção do ICMS e de IPVA não teve sucesso junto à Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás, que indeferiu o pedido alegando que a contribuinte não apresentou a documentação exigida pela legislação para a concessão do benefício. Com a negativa, o advogado entrou com mandado de segurança, que foi acatado pela magistrada.

A juíza determinou na decisão que “o direito líquido e certo da impetrante, respaldado no pacífico entendimento jurisprudencial”. Ela citou que a Súmula 40 do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) prevê que “a pessoa com deficiência tem o direito líquido e certo à aquisição de veículo automotor destinado a seu transporte, com isenção de ICMS e IPVA, tenha ou não capacidade para conduzi-lo”.

A magistrada ainda entendeu que autora pode adquirir o veículo com isenção do ICMS e do IPVA, “ressalvada, no entanto, que seja atendido o limite de valor do automóvel adquirido em R$ 70 mil, expresso no artigo 7°, inciso XIV, do Anexo IX, do Regulamento do Código Tributário Estadual”.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore