Lançamento será no próximo domingo na quadra da atual campeã, a Águia de Ouro, na capital paulista.
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) da capital paulista, em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (LigaSP), lança no próximo domingo (10/04) às 20h00 o projeto ‘’Samba com as Mãos’’ na quadra da Escola de Samba Águia de Ouro, localizada na Barra Funda.
O projeto, que teve sua estreia em 2016, disponibiliza vídeos com a tradução em Libras dos 14 sambas-enredo das escolas que pertencem ao Grupo Especial de São Paulo. O objetivo é incluir pessoas surdas e com deficiência auditiva.
O evento acontece no ‘’ninho’’ da Águia de Ouro, campeã do Carnaval de 2020, e vai contar com ensaio, exibição do samba da escola em Libras, representantes da SMPED, da LigaSP e um grupo de pessoas surdas e com deficiência auditiva.
O Samba com as Mãos 2022 foi gravado em dezembro do ano passado, na sede da SMPED, e envolveu integrantes das escolas de samba, intérpretes de Libras e surdos.
Antes da etapa de gravação, há a fase de pesquisa e interpretação. É necessário um estudo e empenho específico nesse tipo de tradução já que os sambas-enredo muitas vezes usam palavras de origem africana, e ditos populares, e isso exige do tradutor um trabalho em conjunto com o autor da letra para que nada se perca e o contexto se mantenha. O projeto é acompanhado por surdos até a sua conclusão.
Samba com as Mãos nas redes @smpedsp
A SMPED inicia a partir de hoje (06), em suas redes sociais (Instagram, Youtube e Facebook), a publicação dos vídeos com os sambas-enredo em Libras das 14 escolas de samba do Grupo Especial. A divulgação segue a ordem dos desfiles no Sambódromo nos dias 22 e 23 de abril. Assim, iniciando com a Acadêmicos do Tucuruvi e finalizando com Império de Casa Verde. O objetivo é que até o dia dos desfiles a comunidade surda já tenha acesso a todos os conteúdos.
Serviço
Lançamento da 6ª edição do Samba com as Mãos
Data: 10/04/2022
Hora: 20h
Local: G. R. C. S. Escola de Samba Águia de Ouro
Av. Presidente Castelo Branco, 7683 — Várzea da Barra Funda
São Paulo – SP