fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Parceria promove inclusão profissional de pessoas com deficiência intelectual e autismo

Parceria promove inclusão profissional de pessoas com deficiência intelectual e autismo

Em parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC), Arcos Dorados promove inclusão profissional de pessoas com deficiência intelectual e autismo, Desde 2013, a rede incluiu mais de 1.000 colaboradores nos restaurantes McDonald’s por meio da metodologia Emprego Apoiado

Nos últimos anos, temas como inclusão e diversidade estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas. O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão social de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, trabalha em parceria com o meio empresarial para incluir no mercado de trabalho jovens e adultos atendidos pelo Serviço de Inclusão Profissional da Instituição. O maior parceiro do IJC neste trabalho é a Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s na América Latina e Caribe. A companhia já realizou a inclusão de mais de 1.000 profissionais com deficiência intelectual e autismo em suas unidades na Grande São Paulo.

A parceria teve início em 2013, ano que o IJC se tornou uma instituição formadora da aprendizagem e adotou a metodologia do Emprego Apoiado, utilizada em diversos países, na qual jovens e adultos com deficiência intelectual são incluídos e recebem apoio técnico no próprio local de trabalho, por pelo menos 12 meses.

“Infelizmente, ainda existe uma ideia errônea de que pessoas com deficiência intelectual não são capazes de assumir postos de trabalho. Com a metodologia do Emprego Apoiado, pessoas que historicamente encontravam dificuldades para o trabalho, recebem o suporte necessário para sua efetiva inclusão e permanência no emprego.​ Desde 2013, o IJC já incluiu cerca de 3 mil pessoas com deficiência intelectual em mais de 50 empresas e órgãos públicos. Nos últimos anos, a taxa de retenção dessas pessoas tem sido de 90%”, comenta Victor Martinez, supervisor do Serviço de Inclusão Profissional do IJC.

Ele explica também como é feito esse trabalho em parceria com as empresas e instituições. “Nós realizamos um trabalho com o objetivo de criar uma cultura de valorização da diversidade e equidade. Por outro lado, conhecemos de perto cada pessoa e procuramos identificar seus pontos fortes, interesses e necessidades de apoio. São oferecidos cursos e orientações diversas, antes e depois da inclusão, de acordo com as características individuais de cada colaborador”, completa Victor.

Na parceria com a Arcos Dorados, além das inclusões realizadas durante todos esses anos, foram promovidas também palestras, eventos comemorativos e projetos de divulgação interna feitos pela Hamburguer University, a universidade corporativa do McDonald’s, e restaurantes de toda a Grande São Paulo. Para 2022, a meta é incluir mais 100 colaboradores na rede por meio da parceria com o IJC, ampliando a atuação também para outros estados.

“Na Arcos Dorados, acreditamos que a diversidade e igualdade de oportunidades para todas as pessoas são o melhor caminho para nos desenvolvermos como companhia. A inclusão de pessoas com deficiência está em sintonia com nosso objetivo de valorizar o fator humano ao cuidar e proporcionar as condições ideais para que nossos funcionários atinjam o seu potencial máximo. A parceria com o Instituto Jô Clemente tem sido fundamental para ampliar o impacto positivo de nossas iniciativas”, reforça Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

A empresa atua na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho mesmo antes da Lei de Inclusão Social de 2004. Hoje a rede tem aproximadamente 1.500 funcionários com diferentes tipos e graus de deficiência. Ao ser contratado pela empresa, o funcionário recebe treinamentos personalizados e acompanhamento de uma equipe especializada, com o intuito de identificar habilidades e atividades em que há um maior potencial de desenvolvimento. Pela atuação, a companhia já recebeu o Reconhecimento Global por Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência na sede da ONU, em 2018 e o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, oferecido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, e tem sido uma grande parceira nos projetos de inclusão do IJC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *