fbpx
  • sáb. nov 23rd, 2024

Parceria incentiva a acessibilidade digital

Parceria incentiva a acessibilidade digital

Sodexo implementa a Maya, tradutora virtual da Língua Brasileira de Sinais (Libras) criada pela Hand Talk, para promover um ambiente mais inclusivo para pessoas com deficiência

O mês da Língua Brasileira de Sinais (Libras), comemorado em abril, é um marco que permite a reflexão sobre o que está sendo feito para adotar iniciativas mais inclusivas, seja dentro ou fora das organizações. Por isso, a Sodexo, empresa de alimentação corporativa e facilities, conta com a parceria da Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital, para levar acessibilidade em Libras para seus sites.

Todas as pessoas que acessam os sites da Sodexo, externo ou interno, voltado para seus colaboradores, encontram a Maya, que traduz os conteúdos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Desde a implantação do sistema, mais de 14 mil palavras foram traduzidas. Com mais de 2 mil colaboradores PcD e atendendo mais de 1,5 milhão de consumidores diariamente, a Sodexo investe constantemente em diversas iniciativas para prover a todos um ambiente mais acolhedor e inclusivo e já conquistou reconhecimentos, como o Selo Municipal de Direitos Humanos, em São Paulo, por ter aprimorado a experiência de pessoas com deficiência auditiva em diferentes níveis por meio da Maya, sejam eles clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores, bem como a sociedade de uma forma geral.

A gerente de Diversidade, Equidade & Inclusão da Sodexo, Lilian Rauld, defende que a acessibilidade digital deve ser pauta em todas as organizações e, acima de tudo, fundamental para uma sociedade mais inclusiva. “Temos interesse em nos tornar cada vez mais digitais e sempre estamos buscando parceiros que nos tragam novidades que agreguem valor para o nosso negócio. A Hand Talk se mostrou a parceira ideal para a construção de toda a jornada de implementação da solução na organização. Iniciativas assim nos ajudam a aumentar o engajamento e o sentimento de pertencimento, mas também criam uma conexão única e genuína com as pessoas, que são parte imprescindível do nosso negócio”, conta Rauld.

Ronaldo Tenório, cofundador e CEO da Hand Talk, comenta que não é apenas sobre implementar a ferramenta, mas criar uma jornada de acessibilidade digital para que o assunto se torne parte da rotina da empresa. “Nossa parceria com a Sodexo mostra como existem empresas que, genuinamente, estão interessadas no tema dentro da agenda de DE&I e que buscam ampliar isso para outras frentes do negócio”, explica o executivo.

Acessibilidade digital ainda é desafio para 54% das empresas

O Panorama da Acessibilidade Digital, estudo realizado pela Hand Talk, mostra como as empresas ainda precisam construir uma cultura de acessibilidade para torná-la parte dos negócios. Mesmo com as lacunas, o pilar social é prioridade para 79% das organizações.

A pesquisa também apresenta quais são os principais déficits sobre o assunto: mais de 61% das empresas não realizam cursos relacionados às iniciativas de acessibilidade digital e 42% não contratam especialistas sobre o tema ou em DE&I.

Sobre a Hand Talk

A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 10 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversosrecursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info. É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2020, atingiu a marca de 1 bilhão de palavras traduzidas. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, PepsiCo, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *