Profissionais que possam atender, on-line ou presencial pelo menos 1 paciente, voluntariamente, podem se cadastrar diretamente no site oficial do Governo do Rio Grande do Sul
A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, considerando o Decreto 57.596, que declara estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul afetado pelos eventos climáticos de chuvas intensas ocorridos a partir de 24 de abril de 2024, observadas suas competências, prestará apoio à população nas áreas afetadas em decorrência dos eventos, por este motivo está cadastrando profissionais da saúde voluntários – médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros – para compor um banco de profissionais que poderão ser convidados a atuar em hospitais, unidades de pronto atendimento e demais serviços de saúde.
O cadastro é destinado àqueles profissionais com disponibilidade de carga horária e interesse em atuar no auxílio aos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Ao preencher o formulário, o profissional da saúde autoriza que seus dados sejam disponibilizados pela SES para a gestão dos municípios e instituições de saúde caso haja necessidade de substituição ou ampliação da força de trabalho. O presente cadastro não garante o chamamento do profissional, como também não gera vínculo empregatício com o Estado do Rio Grande do Sul.
Painel de acompanhamento:
Farmacêuticos: Mobilização de Farmacêuticos voluntários e suas entidades representativas (google.com)
Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais: CADASTRO DE VOLUNTÁRIOS – FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS (google.com)