Instituto MetaSocial promove evento para celebrar inclusão de pessoas com Síndrome de Down

“Sou+Autonomia IMS/SMPED- Uma Virada de Chave” será realizado nesta segunda-feira, 27, às 17h30

Uma em cada 700 crianças nascidas no Brasil tem síndrome de down, segundo dados da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down. Apesar dos inúmeros desafios, essa alteração genética não impossibilita que a pessoa nessa condição tenha uma vida normal em sociedade. E é justamente esse um dos objetivos do Instituto MetaSocial, com sede na cidade de São Paulo (SP) e que realiza nesta segunda-feira (27/5), a partir das 17h30, o evento “Sou + Autonomia IMS/SMPED – Uma virada de chave”, com o apoio da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Município de São Paulo.

O evento contará com a presença das lideranças envolvidas no curso “Sou + Autonomia”, promovido pelo Instituto MetaSocial e destinado a pessoas com Síndrome de Down. A gravação de um vídeo que visa reforçar a comunicação dos pontos-chaves do curso bem como os benefícios observados nos participantes será um dos pontos altos.      

Para o presidente do Instituto MetaSocial, Fernando Heiderich, a tomada de consciência por parte das pessoas com a síndrome e de seus responsáveis, de que eles podem e devem ter independência e autonomia, é um dos grandes legados dessa iniciativa. “Trabalhamos a virada de chave, no que diz respeito ao protagonismo que os alunos devem ter e também no acreditar por parte dos responsáveis”, comenta.

O curso “Sou + Autonomia” desenvolve as habilidades socioemocionais das pessoas com Síndrome de Down e visa a sua plena inclusão tanto no aspecto laboral quanto no social. “O intuito é promover um novo olhar enquanto plano de vida para cada indivíduo e também para seus responsáveis, com foco no ganho de independência e autonomia”, explica Heiderich.  

Para a Diretora de Comunicação e fundadora do Instituto MetaSocial, Patricia Piancastelli Heiderich, o retorno recebido após a realização dos cursos é muito positivo. “Constantemente recebemos feedbacks de uma verdadeira mudança de chave não somente dos alunos, mas também dos responsáveis, no que diz respeito à busca de uma vida plena nos seus mais diversos aspectos”, explica.

Segundo Patrícia, o instituto também oferece a metodologia do EA (Emprego Apoiado) após a formatura, para auxiliar o ingresso dos alunos no mercado de trabalho.  

Sou + Autonomia

O curso Sou + Autonomia teve início em março e se estende até o dia 3 de agosto, quando haverá a formatura dos alunos. No total são 20 aulas, que abordam temas como: o que significa ser adulto; identidade pessoal, como eu me percebo; saúde do corpo, exercícios; a importância da organização; autoestima (pessoal e profissional); meu plano de vida; entre muitos outros. 

Para se inscrever basta acessar o site https://www.metasocial.org.br/home e clicar na aba Seja um Aluno. Não há nenhum custo para participar.

Serviço

Evento “Sou + Autonomia IMS/SMPED – Uma virada de chave”

Quando – 27/5 a partir das 17h30

Onde – Espaço Imago  – Rua Pintassilgo, 463 – Moema – São Paulo (SP)

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore