Seminário debate melhoria da saúde da Pessoa com Deficiência

Na última semana aconteceu em Brasília, o seminário sobre “A Saúde da Pessoa com Deficiência”. O evento reuniu especialistas da área de saúde, pesquisadores, lesionados medulares, autoridades públicas e o público em geral, na Câmara dos Deputados, para trazer luz aos desafios únicos e às necessidades específicas enfrentados por pessoas com paraplegia e tetraplegia.

O evento foi promovido pela Frente Parlamentar Mista da Saúde e teve como objetivo a conscientização sobre consequências que vão além do impacto imediato na mobilidade e função sensorial, como retenção urinária, infecções no trato urinário, problemas respiratórios, úlceras de pressão, espasticidade, dor crônica, e desafios psicológicos, incluindo depressão e ansiedade.
 

O seminário visou contribuir para um melhor entendimento e apoio às pessoas com deficiências físicas severas, para promover melhorias tangíveis em sua saúde, bem-estar e inserção social. Entre os temas em destaque foram discutidos as complicações secundárias e manejo clínico, reabilitação e tecnologia assistiva, políticas e inclusão social, saúde mental e apoio psicossocial. 65 cadeirantes estiveram no evento, das quais 30 vivem com retenção urinária.

Congresso iluminado

Poucos sabem que os indivíduos com tais lesões frequentemente enfrentam mais complicações, entre elas retenção urinária, que impacta diretamente na qualidade de vida. Por isso, no dia 22 de maio, anterior ao Seminário, o Congresso Nacional foi iluminado com projeções para a conscientização sobre a retenção urinária. A projeção teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para os desafios enfrentados por quem tem retenção urinária e passa pela reabilitação, tratando, principalmente, da dificuldade de fazer o esvaziamento da bexiga por meio de sondas.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore