fbpx
  • qui. set 19th, 2024

Legislação que padroniza cores de bengalas para deficientes visuais depende de sanção presidencial

Legislação que padroniza cores de bengalas para deficientes visuais depende de sanção presidencial

Senado aprova cores para bengalas, de acordo com grau de deficiência visual! Agora, a decisão para sanção ou veto dependo do Presidente da República

O Plenário do Senado Federal aprovou na quinta-feira (11) o projeto de lei (PL) 4.189/2019, que designa cores específicas para as chamadas bengalas longas. Os equipamentos são usados como instrumentos auxiliares na locomoção de pessoas com diferentes graus de deficiência visual. O texto vai à sanção ou veto presidencial.

De acordo com o texto, a cor branca deve ser destinada a pessoas cegas.

Usuários com baixa visão ou visão subnormal devem utilizar órteses verdes, enquanto a bengala vermelha e branca é reservada para pessoas surdocegas.

O PL 4.189/2019, da Câmara dos Deputados, recebeu relatório favorável do senador Flávio Arns (PSB-PR) na Comissão de Direitos Humanos (CDH). No Plenário, a senadora Jussara Lima (PSD-PI) foi designada relatora.

Segundo a proposição, o Sistema Único de Saúde (SUS) deve fornecer a bengala longa na coloração solicitada. De acordo com o texto, o poder público deve levar em consideração a percepção do usuário a respeito das “barreiras que lhe dificultam a participação plena e efetiva na sociedade”.

A avaliação da cegueira, da baixa visão ou da surdocegueira, quando necessária, deve ser realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. Também cabe ao poder público divulgar o significado da coloração da bengala longa e os direitos dos usuários.

Fonte: Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *