Empreendimento oferece o serviço da startup Inclue; clientes que experimentaram a novidade elogiaram o serviço e a iniciativa
Uma ida ao shopping pode ser uma atividade simples, mas não para todo mundo. Pessoas com deficiência enfrentam, diariamente, desafios que muitas vezes passam desapercebidos pela maioria das pessoas. “Chega a ser desagradável e desanimadora a experiência”, desabafa o radialista André Batista Ferreira, de 48 anos, há 20 com deficiência visual, morador de Itaquera, na capital paulista. “Eu e minha esposa, também uma pessoa com deficiência visual, vamos menos ao shopping do que gostaríamos. Sabemos e percebemos que há boa intenção dos funcionários, mas sem um preparo adequado. Os seguranças ajudam, nos auxiliam, mas ficam presos às regras de perímetro. Por vezes, andar 50 metros num shopping significa passar por quatro seguranças diferentes, levando mais tempo do que temos”, comenta.
Essa é a realidade que o Plaza Sul Shopping, na capital paulista, quer mudar. O empreendimento agora oferece um serviço de atendimento inclusivo para pessoas com deficiência e idosos, o Plaza Inclue. Com ele, o visitante agenda um horário para ir ao shopping, sendo recebido no local por um profissional treinado que o acompanhará durante toda a visita, dando todo o suporte necessário.
O agendamento pode ser feito tanto pelo aplicativo, como pelo WhatsApp (11) 97697-7553.
“Iniciamos no Plaza Sul uma jornada de sensibilização do tema para lojistas e demais funcionários do shopping e, a partir dos treinamentos, estamos iniciando o atendimento do Inclue para nossos clientes. O diferencial do Plaza Inclue é que, além do aplicativo, temos uma profissional inclusiva para atender as pessoas que fizerem o agendamento, acompanhando-as nas lojas e auxiliando no que for preciso. Entendemos que essa é uma iniciativa relevante e estamos felizes disponibilizar essa experiência de compra aos nossos clientes”, explicou Camila Ramm, gerente de Marketing do Plaza Sul Shopping.
Segundo dados de 2022 do IBGE, a população brasileira conta com mais de 18 milhões de pessoas vivendo com algum tipo de deficiência, o que representa aproximadamente 9% da população do país. Essas deficiências incluem aspectos físicos, mentais, visuais e auditivos.
André foi um dos que utilizou o serviço, conheceu o shopping e gostou da experiência. “Foi diferenciado. Me senti incluído na prática, não apenas na teoria. Tivemos uma profissional preparada, treinada, que demonstrou não apenas cordialidade e respeito, mas também conhecimento e uma abordagem que tornaram a minha experiência e da minha esposa muito mais agradável”.
Outro diferencial da ferramenta, apontado pelo radialista, é a possibilidade de conhecer verdadeiramente o Plaza Sul, graças ao auxílio do profissional, que descreve todo o ambiente, com comentários e apontando novidades e oportunidades. “Você pode até ir ao shopping com um objetivo específico, mas sempre acaba se deparando com oportunidades, promoções, vai à praça de alimentação, decidindo na hora. Muitas vezes chegávamos ao segurança falando sobre o que precisávamos fazer e ele nos levava ao local específico, mas, com o Plaza Inclue, nós vivemos de verdade o shopping, com a descrição das lojas, dos corredores e podendo aproveitar muito mais as atrações do local”.
Desde sua implantação, o Plaza Inclue tem ajudado muitas pessoas com deficiência no shopping, cada uma com sua história particular. “Me senti acolhida, bem recebida, um pouco mais livre e incluída, socialmente falando, nas lojas”, conta a cliente Cássia Cristina Silva de Souza, que possui baixa visão. “Fizemos o passeio no shopping, no qual eu pude fazer compras e pagamentos com a ajuda da profissional que me acompanhou, já que tive dificuldade para ler as embalagens. Ela também me descreveu os produtos, falando as cores e os formatos”, explicou.
Melina Reis, que possui deficiência visual, utilizou pela primeira vez o aplicativo para comprar roupas infantis para a filha. “Foi muito bom. A responsável por me acompanhar me encontrou na porta do shopping, foi me falando das lojas que passávamos e fomos direto nas de moda para crianças. Lá, ela me ajudou a fazer as compras, trazendo as peças e descrevendo como eram, falando das cores, das estampas, o que ajudou muito na minha escolha. Depois, me ajudou na ida ao caixa e no pagamento. Isso melhorou bastante minha experiência”.
A cliente Daniela Elis Fonseca também aprovou o serviço. “Saber que tem uma pessoa preparada para me receber na entrada, poder passear comigo no shopping, me ajudar a escolher produtos, fazer as descrições, falar sobre as lojas do shopping e o que elas oferecem torna tudo mais fácil, tranquilo e leve”, afirma Daniela, que possui deficiência visual.
Buscando ser uma referência no atendimento especializado a esse público, a parceria entre o Plaza Sul Shopping e a Inclue oferece os treinamentos online de maneira gratuita para todas as lojas que fazem parte do empreendimento, cerca 210 operações, atualmente.
Os clientes também podem agendar o horário pelo WhatsApp: (11) 96398-3127.
Com acesso simplificado, a proposta da Inclue é auxiliar tanto as empresas, com a implementação de estratégia de customer experience, treinamentos em sistema de Educação à Distância (EaD), quanto os clientes de lojas cadastradas, oferecendo um aplicativo simples para agendamento do dia, horário e a necessidade que possui na hora de ir até um estabelecimento comercial.
“As marcas não estão preparadas para atender as pessoas com deficiência e idosos e ainda não oferecem a elas uma boa experiência de compra. Isso faz com que tenham muitos obstáculos para consumir e pouco acesso ao varejo”, afirma Sonny Pólito, um dos fundadores da Inclue, que também é deficiente visual.
Como fazer o agendamento no Plaza Inclue pelo app:
- Acesse a loja online no Play Store (smartphone) ou Apple Store (Iphone);
- Localize “Inclue” e baixe o app;
- Faça o cadastro com seus dados pessoais e o tipo de deficiência;
- Após concluir o cadastro, busque por Plaza Sul Shopping;
- Escolha suas preferências para a visita;
- Finalize a solicitação.
Serviços
Endereço: Praça Leonor Kaupa, 100 – Jardim da Saúde
www.plazasulshopping.com.br
Instagram: @plazasulshopping
CRÉDITO/IMAGEM: Daniela foi uma das primeiras clientes a utilizar o serviço Plaza Inclue (Foto: Plaza Sul Shopping)