Em Santa Catarina, três pessoas com deficiência se uniram e formaram um Coletivo para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Florianópolis
As pessoas com deficiência buscam se fortalecer e buscar espaço no cenário político municipal em todo o Brasil.
De acordo com o TSE – Tribunal Superior Eleitoral mais de 4 mil candidatos com deficiência disputam vagas nas Câmaras Municipais e Poder Executivo.
Em Manaus, por exemplo, uma das candidaturas à prefeito é formada por pessoas com deficiência. Amom, atual Deputado Federal e autista é candidato a prefeito e Nancy Segadilha, advogada e cadeirante é a vice na chapa.
Em Florianópolis, a população avalia a candidatura Coletiva PcD, formado por um grupo de Pessoas com Direitos que são candidatos e buscam um cargo na Câmara Municipal de Florianópolis na eleição 2024.
João Batista de Paula é o cabeça de chapa. Ele é deficiente visual, músico e filósofo especializado em Filosofia para crianças. Ainda integram a mesma candidatura – e coletiva, Denise de Siqueira, deficiente física cadeirante, mestre em Arquitetura História e Urbanismo, ativista da causa animal, atleta e medalhista da Confederação Brasileira de Surf modalidade Prone1 – ParaSurf e João Luiz Antunes, deficiente auditivo, agricultor orgânico.
“Acreditamos que Pessoas com Deficiência podem ser (e são) autônomas e independentes; trabalhar e estudar, passear, fazer esportes, ler, ouvir música, fazer compras e muito mais. Somos seres comuns e por isso lançamos nossa candidatura, para lutar no Legislativo Municipal de Florianópolis, Santa Catarina, para que nos vejam e nos ouçam. Pretendemos representar todas e todos que precisam ultrapassar os obstáculos”, afirma João Batista.
@coletivapcd