Mano Down comemora 13 anos com show de pagode, festivais cultural e esportivo e lançamento de livro sobre inclusão

Instituição social que atende mais de 1,1 mil famílias, comemora 13 anos promovendo o desenvolvimento, autonomia e a inclusão de pessoas com síndrome de Down (T21) e outras deficiências intelectuais

Criado com o propósito de trocar a exclusão por oportunidades para todos, em setembro o Instituto Mano Down comemora 13 anos do início das atividades voltadas para o desenvolvimento e autonomia de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.

Para celebrar as conquistas da instituição pela causa da inclusão, o Instituto vai realizar, em Belo Horizonte, diversos eventos culturais e esportivos para todos os públicos, pessoas com e sem deficiência, durante todo o mês. Na programação estão show com Dudu do Cavaco – primeiro músico profissional com síndrome de Down; e Chrigor (ex Exaltasamba) apresentando o melhor do pagode dos anos 90, além de Festival Esportivo, Festival da Primavera, rodas de conversa com pais e cuidadores, curso para educadores, sessão de cinema inclusiva e lançamento de livro sobre autonomia de pessoas com síndrome de Down.

Segundo Leonardo Gontijo, diretor/presidente e fundador do Instituto Mano Down, a instituição chega aos 13 anos com importantes conquistas, mas muitos desafios para continuar avançando na jornada por um mundo mais justo, humano e inclusivo. “Em 2023, pelo segundo ano, ficamos entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, e chegamos a marca de mais de 1,1 mil famílias atendidas, oferecendo atividades e atendimentos que contemplam toda a jornada de vida das pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. Mas, temos muito ainda a avançar. Em pesquisa que realizamos em 2020, mapeamos que Belo Horizonte tem mais de 26 mil pessoas com deficiência intelectual e cerca de 6 mil pessoas com síndrome de Down”, afirma. 

Avante +1000 – Não é sobre o que fizemos, é sobre o que ainda vamos fazer 


Ainda de acordo com Leonardo, para conseguir aumentar a sua capacidade de atendimento, o Mano Down lançou o projeto Avante +1000, com o propósito de ampliar a sua infraestrutura e conseguir atender mais 1 mil pessoas, zerando as filas de famílias que esperam por atendimentos. “Este projeto contempla a reforma do ginásio da Associação Mais Acessível para ampliar as atividades esportivas, além de um prédio para parque sensorial para intervenção precoce, salas para realização de oficinas culturais, e espaços para atendimentos de famílias e responsáveis pelos educandos. A primeira parte do projeto está em execução, mas ainda precisamos captar doações para conseguir viabilizar o restante do projeto”, enfatiza.

Com o Avante +1000 a instituição pretende zerar a fila de espera e atender cerca de 2 mil famílias de Belo Horizonte e região metropolitana com atendimentos e atividades diversas, como: acolhimento de famílias, rodas de conversa, oficinas para famílias, crianças e jovens e adultos, intervenção precoce de saúde (terapias) para bebês, educação inclusiva (com reforço escolar, acompanhamento pedagógico e formação de educadores), inclusão no mercado de trabalho, capacitação profissional e estímulo ao empreendedorismo. Para viabilizar o projeto Avante +1000, o Mano Down precisará captar mais de R$ 3 milhões em doações.

Para ajudar nessa captação, durante o mês de aniversário, o Instituto Mano Down vai realizar uma campanha para estimular as doações de pessoas e empresas, a meta será a arrecadação de, pelo menos, R$ 40mil. Qualquer pessoa ou empresa poderá contribuir com a campanha, com doações de qualquer valor. 

Mano Convida – o melhor do pagode dos anos 90 para comemorar os 13 anos do Instituto Mano Down

Chrigor (ex Exaltasamba) e Dudu do Cavaco – primeiro músico com síndrome de Down profissional do Brasil, convidam para o melhor do pagode dos anos 90, na comemoração de 13 anos do Instituto Mano Down. O show acontece no dia 26 de setembro, às 20h, no Centro Cultural Unimed-BH Minas – R. da Bahia, 2244 – Lourdes, Belo Horizonte.

Mano Convida é um projeto pela diversidade e inclusão, que já reuniu grandes artistas e músicos, como Mônica Salmaso, Zélia Duncan, Lenine, Paulinho Pedra Azul, Fernanda Takai, Flávio Venturini, as Pagodeiras, Dudu Nobre e Orquestra de Câmara Sesiminas. 

A décima primeira edição traz o melhor do pagode dos anos 90, com o protagonismo do músico Dudu do Cavaco e seu convidado Chrigor Lisboa, vocalista e ex integrante do Grupo Exaltasamba, entre os anos de 1993 e 2002.

O cantor é considerado um dos responsáveis pelo grande sucesso do grupo e na carreira solo realizou diversos projetos em parceria com outros músicos, como Márcio Art (ex-Art Popular), Péricles e Thiaguinho (ex-Exaltasamba). 

Para o show Mano Convida, Dudu do Cavaco e Chrigor estão preparando um repertório repleto de nostalgia, com destaque para os sucessos do Exaltasamba como: “Meu jeito de amar”, “Desliga e vem”, “Me apaixonei pela pessoa errada”, “Telegrama”, “Gamei”, “Louca Paixão”, e muito mais.

O show ainda contará com a banda e orquestra de câmara Comarca 5.2. e com a participação especial do Coral Voz Ativa, composto por educandos (pessoas com e sem deficiência) do Instituto Mano Down . 
O Mano Convida foi viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio das empresas Santa Clara, ByMoto, Minasligas, Inova BH, Hypofarma, Vaccinar, Hexagon, Tracbel, MBR, Sondotécnica, Telemont, Martinelli, Otobai, Delp, MaterDei.

Acessibilidade
O Show contará com diversos recursos de acessibilidade para que todos possam aproveitar ao máximo a experiência. Além de espaço reservado para cadeirantes e assento para pessoas obesas, o evento contará com intérprete de libras e com o recurso de audiodescrição para os cegos, pessoas com baixa visão.
Para isso, a pessoa receberá um aparelho em que poderá escutar a descrição do que está acontecendo no show, incluindo detalhes como expressões faciais e corporais, descrição do ambiente, figurino, passagem de tempo e espaço. 
Serviços
Data: 26 de setembro de 2024 Hora: 20hLocal: Centro Cultural Unimed-BH Minas- R. da Bahia, 2244 – Lourdes, Belo HorizonteVenda de ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/97481Centro Cultural Unimed-BH Minas – R. da Bahia, 2244 – Lourdes, Belo Horizonte / Sede do Instituto Mano Down – Rua Urucuia, 62 – Floresta – BH.

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação e participe das comemorações do Instituto:

• 01/09 – Lançamento Campanha Comemorativa 13 anos nas redes sociais

• 19/09 – Festival Cultural da primavera – na sede do Instituto – Rua Urucuia, 62 – Floresta

• 21/09 – Festival Esportivo – parque municipal de Belo Horizonte

• 21/09 – Escolas inclusivas – conversa com educadores e responsáveis por escolas – na sede do Instituto – Rua Urucuia, 62 – Floresta

• 23 a 27/09 – Curso “Como estimular a aprendizagem em casa” – para pais e cuidadores de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências – na sede do Instituto – Rua Urucuia, 62 – Floresta

• 26/09 – Mano Convida – Dudu do Cavaco e Chrigor (ex Exaltasamba) – melhor do pagode dos anos 90 – Centro Cultural Unimed-BH Minas – R. da Bahia, 2244 – Lourdes, Belo Horizonte

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore