Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital, desenvolve e disponibiliza o Hand Talk App para facilitar a comunicação entre as pessoas com deficiência, reduzindo a exclusão social
Em um mundo que ainda enfrenta desafios relacionados à discriminação e à violência, uma nova pesquisa revela a alarmante vulnerabilidade das pessoas com deficiência a assédios, abusos e assaltos. De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE, a taxa de violência contra a população PcD é de 36,9 a cada 10 mil indivíduos com deficiência. Para as pessoas com deficiência física, essa taxa é de 12,0; para as com deficiência auditiva, de 3,8; e para as com deficiência visual, de 1,5.
Frente a esse contexto, a Hand Talk, uma startup inovadora no uso de inteligência artificial para promover a acessibilidade digital, se destaca com o Hand Talk App. Este aplicativo gratuito atua como um dicionário que traduz textos e áudios para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e para a Língua de Sinais Americana (ASL). Os usuários podem interagir com os tradutores virtuais Hugo e Maya, que oferecem traduções e um dicionário completo, organizado por temas, facilitando o aprendizado e a comunicação. Com mais de 8 milhões de downloads e 1,3 bilhões de palavras traduzidas, o aplicativo foi reconhecido como o Melhor Aplicativo Social do Mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Nos diversos contextos sociais, indivíduos com deficiência enfrentam riscos desproporcionais em comparação à população geral, o que destaca a urgência de medidas de proteção e conscientização. “Esses dados não apenas evidenciam a necessidade de políticas públicas mais eficazes, mas também ressaltam a importância de uma conscientização social abrangente. O preconceito e a falta de compreensão sobre as realidades enfrentadas por pessoas com deficiência contribuem para sua marginalização e insegurança”, afirma Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk.
Para Tenório, a acessibilidade digital é um assunto crucial para a disseminação do conhecimento, devendo ser uma necessidade de todos, e não algo restrito a determinados grupos sociais. “Para criar um ambiente verdadeiramente inclusivo, cada pessoa tem um papel fundamental na construção de um espaço seguro, onde as barreiras de comunicação são superadas ou, pelo menos, reduzidas. O Hand Talk App representa esse caminho. É uma forma de gerar valor para toda a sociedade de maneira gratuita e acessível”, conclui o executivo.
Sobre a Hand Talk
A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 10 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversosrecursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info. É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2020, atingiu a marca de 1 bilhão de palavras traduzidas. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, PepsiCo, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup.