fbpx
  • qua. dez 4th, 2024

Hand Talk lança o primeiro curso de acessibilidade digital para organizações 

Hand Talk lança o primeiro curso de acessibilidade digital para organizações 

De acordo com pesquisa Panorama da Acessibilidade Digital, desenvolvida pela startup em parceria com Movimento Web para Todos, a acessibilidade digital ainda é desafio para 54% das empresas no Brasil

A Hand Talkstartup pioneira no uso de inteligência artificial para promover a acessibilidade digital, lança, nesta terça-feira, 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o ‘Liderando Iniciativas de Acessibilidade Digital’, primeiro curso de acessibilidade digital para empresas.

O objetivo é capacitar pessoas que desejam impulsionar o acesso nos serviços onlines de suas organizações. Com apoio do Google, a startup pretende expandir a inclusão digital no país, já que apenas 3% dos sites brasileiros foram aprovados em todos os testes de acessibilidade, informação coletada da pesquisa realizada pela BigDataCorp, em parceria com o Movimento Web.

“Esperamos que os participantes compreendam os princípios e diretrizes essenciais de acessibilidade e aprendam a implementar práticas inclusivas nos negócios e nas diversas áreas como marketing, TI, design e RH, tornando a acessibilidade uma prioridade organizacional.  Buscamos ser o primeiro passo para as empresas engajarem e desenvolverem esse tema para outras vertentes de atuação e inclusão.”, aponta Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk. O curso é 100% gratuito e será lançado no site da Hand Talk no dia 03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no formato online, com 2h de carga horária. 

Os conteúdos apresentam conceitos, práticas, cases e propostas de atividades para os alunos. O material será ministrado por dois dos maiores especialistas em Acessibilidade Digital no Brasil: Victoria Raupp Krupp, especialista em acessibilidade digital e Vitor David, product designer com ampla experiência na aplicação de acessibilidade em grandes empresas. 

 O plano de ensino possui 6 módulos:

1- Entendendo a Acessibilidade Digital

Introdução aos conceitos e importância de ambientes digitais inclusivos.

2- Normas e Diretrizes de Acessibilidade

Como garantir que sua empresa esteja em conformidade com os principais padrões globais.

3- O Papel das Lideranças na Criação de Ambientes Digitais Acessíveis

O que significa liderar com acessibilidade e como isso impacta a cultura corporativa.

4- Aplicação Prática em Áreas-Chave

Como áreas-chave da empresa (marketing, TI, design, RH) podem aplicar acessibilidade.

5- Práticas para Implementação

Casos de sucesso e estratégias para implantar acessibilidade em seus produtos e serviços.

6- Conclusão e Próximos Passos

Como seguir adiante com uma liderança focada em inclusão e transformação digital.

Ao final do curso,  o participante receberá um certificado, agregando a credibilidade e expertise da Hand Talk a seu conhecimento. “Queremos que o Brasil passe de 3% de sites acessíveis digitalmente para 100%. Para isso, é preciso educar, informar e desmistificar alguns mitos sobre o tema. Falar com quem lidera projetos e iniciativas corporativas e assim impactar o máximo de corporações possíveis”, finaliza Tenório.

Sobre a Hand Talk

A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 10 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info. É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2020, atingiu a marca de 1 bilhão de palavras traduzidas. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, PepsiCo, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *