fbpx
  • qua. jan 15th, 2025

11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças será implementada no Brasil até 2027

11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças será implementada no Brasil até 2027

Documento foi traduzido, padronizando e facilitando compreensão de informações aos países de língua portuguesa

A implementação da 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) nos sistemas de vigilância em saúde do Brasil, prevista inicialmente para 1º de janeiro de 2025, foi adiada para até 2027.

A Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) foi publicada em 2022. Em 2024, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) concluíram a tradução do documento para a língua portuguesa. Com isso, sua implementação está prevista para 1º de janeiro de 2027.

Pela primeira vez, a CID traduzida para a língua portuguesa está disponível na plataforma oficial da OMS. O objetivo é padronizar a codificação de doenças e agravos de saúde, facilitando a comunicação entre profissionais de saúde, pesquisadores e gestores, permitindo identificar tendências e estatísticas locais e globais. A nova revisão contém cerca de 17 mil códigos únicos para lesões, doenças e condições de saúde, que combinados, podem descrever 1,6 milhão de situações clínicas.

“Esse é mais um avanço que estamos tendo na saúde do nosso país, pois a CID-11 fornece uma linguagem comum que vai permitir que os profissionais de saúde compartilhem informações padronizadas em todo o mundo, facilitando a análise das doenças”, destaca a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

A tradução foi conduzida pelo Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do Ministério, que, desde 2023, é Centro Colaborador para Família de Classificações Internacionais da OMS (BR-FIC), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Médicos, fisioterapeutas, farmacologista, odontologista e outros profissionais de saúde participaram da tradução.

Conforme a Nota Técnica 61/2024, o início da utilização da CID-11 no Brasil está previsto para janeiro de 2027, em razão das etapas de atualização dos sistemas de informação e a capacitação dos usuários e publicização.

Já é possível se capacitar sobre as inovações da CID-11, por meio do curso on-line “Manual de Capacitação da CID-11”, desenvolvido pelo departamento de Evidencia e Inteligência para Ação na Saúde da OPAS.

Ao finalizar o curso, os participantes estarão aptos para:

  • Compreender a estrutura da CID-11;
  • Os propósitos e benefícios do uso da CID-11; e
  • Aplicar a CID-11, além de conhecer a plataforma online da CID-11.

Acesse a plataforma da CID-11 na versão em português

https://icd.who.int/browse/2024-01/mms/pt

Fonte: Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *