Evento, que na edição anterior reuniu mais de 33 mil inscritos em toda a América Latina, será espaço de reflexão sobre a formação de professores e o apoio às famílias
A Santillana, líder no setor de educação básica na América Latina, anuncia a terceira edição do Congresso Internacional de Educação Inclusiva, que será realizado nos dias 23 e 24 de abril, em formato virtual.
Com o tema “Capacitar e acompanhar para um futuro inclusivo e sustentável”, o evento vai discutir a importância da formação docente e da colaboração entre escolas, famílias e profissionais da saúde para garantir o desenvolvimento e o bem-estar de todos os estudantes.
Organizado pela Santillana, em parceria com a Fundação Santillana, UNIR, DataEx, Inclusion Cloud e a Confederação Interamericana de Educação Católica (CIEC), o congresso é voltado a diretores escolares, professores e famílias de toda a América Latina. Para o público brasileiro, haverá tradução simultânea para o português.
O objetivo é oferecer conhecimentos, ferramentas e estratégias que ajudem os educadores a desenvolver práticas verdadeiramente inclusivas em sala de aula. A programação também inclui o compartilhamento de experiências reais, promovendo a conscientização e impulsionando mudanças rumo a uma educação mais acessível e acolhedora.
Palestrantes internacionais
A abertura do dia 23 de abril será feita por Francisco Cuadrado, presidente executivo da Santillana. Em seguida, o evento contará com as participações de Jerónima Sandino, coordenadora na UNESCO da Rede Ibero-Americana de Educação Inclusiva (RIINEE); Rodrigo Hübner Mendes, Fundador e Diretor Executivo do Instituto Rodrigo Mendes; Luciano Monteiro, Diretor de Comunicação e Sustentabilidade Global da Santillana; Carlos G. Junco, Professor e especialista em educação inclusiva da UNIR; Ernesto Núñez, Diretor Global de Produto e Pesquisa da Santillana no México, Colômbia e Brasil, e Ahana Datta, Diretora Global de Inovação Digital e Análises da Santillana.
No dia 24 de abril, o foco será a participação de famílias e especialistas internacionais, como Vanessa Montoya, Coordenadora de Comunicação e Vinculação Pedagógica da Santillana Guatemala e mãe de duas crianças com autismo; Helena Alvarado, Psicóloga Clínica, Pedagoga Terapêutica e Fonoaudióloga; Fernando Labrador, Profissional de Comunicação e Marketing, acompanhado de sua filha Valentina Labrador, e Sorangie Márquez, Terapeuta Ocupacional e Fundadora do Centro Logros de Terapia Infantil.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página oficial do evento, onde também está disponível a programação completa: Link.
Um evento consolidado
O Congresso Internacional de Educação Inclusiva é uma das iniciativas da Santillana para promover uma educação mais justa e acessível a todos. O sucesso das duas edições anteriores demonstra o grande interesse da comunidade educacional latino-americana pelo tema. Em 2023, o evento reuniu mais de 33 mil inscritos. Os vídeos das edições anteriores estão disponíveis no site oficial do congresso e no canal da Santillana no YouTube.
Sobre a Santillana
A Santillana é a empresa líder em educação na América Latina, com mais de 60 anos de experiência e presença em 19 países. Em um cenário de transformação digital e pedagógica, além de garantir a qualidade e inovação de todos os seus conteúdos, a empresa oferece às escolas, professores, famílias e alunos um serviço integrado, que combina tecnologia, formação e consultoria.
A companhia tem um forte compromisso com a Agenda 2030 e atua como um agente transformador na educação, ajudando a criar melhores oportunidades de vida para milhões de estudantes. Mais informações em: Link .