• seg. abr 28th, 2025

ABNT NBR 17225: entenda a nova diretriz e garanta a acessibilidade do seu site

ABNT NBR 17225: entenda a nova diretriz e garanta a acessibilidade do seu site

OPINIÃO

  • * Por Sara Paulo

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), responsável pela normalização técnica no Brasil publicou, no dia 11 de março de 2025, a primeira edição da NBR (Norma Brasileira) 17225 que fala sobre acessibilidade digital.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, (LBI – Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015), visa assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência. Em  seu artigo 63, ela determina: 

“É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente”.

Ou seja, a acessibilidade nos sites brasileiros não é apenas uma obrigação crescente, mas também temos agora, com o lançamento dessa norma, diretrizes claras para tornar isso uma realidade. Esta é uma grande conquista para a acessibilidade digital em todo o país!

Será que o site da sua empresa está alinhado com essas diretrizes? Se você está procurando sobre os principais pontos da nova NBR, o impacto em suas páginas e soluções para adequá-las, chegou ao artigo certo! Acompanhe: 

ABNT NBR 17225: conheça os principais pontos

A primeira edição da NBR  17225, lançada pela ABNT em 11 de março de 2025, segue os critérios do documento Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.2principal conteúdo com orientações e boas práticas internacionais de acessibilidade na web.

Ela estabelece requisitos e recomendações para facilitar e otimizar o acesso de todas as pessoas aos ambientes virtuais, eliminando barreiras de acessibilidade importantíssimas para a inclusão digital no país!

“Um marco na Acessibilidade Digital no Brasil! (…) Ela [a ABNT NBR 17225] fortalece o artigo 63 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), oferecendo mais direcionamentos para que a web seja ainda mais acessível. É um grande elo entre a LBI e a WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), um conjunto de diretrizes internacionais que define padrões para tornar websites e aplicativos mais acessíveis para pessoas com deficiência.” – Ronaldo Tenório, CEO e Co-Fundador da Hand Talk, em post no seu LinkedIn. 

Confira os principais pontos dela abaixo. E aproveite para conhecer também um mecanismo que pode revolucionar o seu site: o Hand Talk Plugin! Com tradutor virtual de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e ASL (Língua de Sinais Americana), além de outras dezenas de recursos assistivos, a nossa solução alcança diversas recomendações para o seu site ser mais acessível. 

Espaçamentos

A NBR 17225 divulga exigências importantes para os espaçamentos de textos, parágrafos, letras e linhas em ambientes digitaistornando a leitura mais confortável para todas as pessoas — inclusive para pessoas com baixa visão e outras deficiências visuais.

Espaçamento entre as linhas (entrelinhas)

É um requisito que elas tenham pelo menos 1,5x o tamanho da fonte;

Espaçamento entre parágrafos

Em relação aos parágrafos, eles precisam ter espaçamento entre si de pelo menos 2x o tamanho da fonte;

Espaçamento entre letras

Precisam ter pelo menos 0,12x o tamanho da fonte.

Espaçamento entre palavras

Todos os blocos de texto devem tê-lo com pelo menos 0,16x o tamanho da fonte.

Segundo a NBR 17225, todos esses espaçamentos também podem ser feitos com um mecanismo que adeque essas obrigações. Hand Talk Plugin oferece recursos assistivos que podem aumentar ou diminuir os Espaços entre Letras Espaço entre Linhas. Conheça clicando aqui!

Contrastes 

A alteração de contraste melhora a legibilidade, e promove a inclusão de pessoas com deficiência visual. Dentro desse tema, existem recomendações e requisitos:

Contraste para texto (aprimorado)

É recomendado que todo conteúdo de texto, incluindo imagens de texto, tenha relação de contraste de pelo menos 7:1 com o fundo; ou que o conteúdo de texto esteja em tamanho grande e tenha relação de contraste de pelo menos 4,5:1 com o fundo; ou até que o texto faça parte de um logotipo ou esteja em plano secundário.

Contraste para texto (mínimo)

É uma necessidade que todo conteúdo de texto, incluindo imagens de texto, tenham relação de contraste de pelo menos 4,5:1 com o fundo; ou que o texto em tamanho grande tenha relação de contraste de pelo menos 3:1 com o fundo; ou que o texto faça parte de um logotipo ou esteja em plano secundário.

Contraste para componentes

É necessário que todos os componentes de interface tenham relação de contraste de pelo menos 3:1 com o fundo e entre seus estados; ou que o componente esteja em estado inativo.

Contraste para objetos gráficos 

É uma exigência que todas as partes de objetos gráficos necessárias para compreender o conteúdo tenham relação de contraste de pelo menos 3:1 com o fundo e entre si.

Contraste para indicador de foco visível 

É um requisito que o indicador de foco visível dos elementos que podem ser destacados tenha relação de contraste de pelo menos 3:1 com o fundo, e entre os estados em foco e sem foco.

Hand Talk Plugin também pode ajudar a melhorar a experiência do contraste no seu site! O recurso de Contraste de Cores permite que as pessoas usuárias escolham entre cores invertidas ou contrastes escuros e claros, conforme suas preferências.

Cabeçalhos

Os cabeçalhos têm o objetivo de organizar a estrutura, a ordem de importância e a subordinação dos conteúdos da página, facilitando a leitura e a compreensão do conteúdo. Além disso, funcionam como ferramentas de navegação para as pessoas usuárias de tecnologias assistivas. 

É uma obrigação que todos tenham a semântica determinada programaticamente, que identifiquem as seções dos conteúdos e que sigam uma estrutura hierárquica, lógica e semântica. 

É uma recomendação que as páginas tenham somente um cabeçalho Nível 1 (que identifica a página) e que todas as seções tenham um cabeçalho que as identifica;

Hand Talk Plugin oferece dois recursos úteis para essa diretriz da NBR 17225: Destacar Cabeçalhos Estrutura de Página, que ajudam os usuários a identificar e navegar de forma mais eficiente pelos conteúdos.

Os links permitem que a pessoa usuária navegue entre páginas do site.

São exigências que eles tenham uma semântica determinada programaticamenteque sejam utilizados para navegação, e que possuam textos, texto alternativo ou nome acessível que, em conjunto com o contexto do link, informa sua função ou destino.

Destaque de Links do Hand Talk Plugin é um recurso assistivo que facilita a identificação dos links da página, melhorando a navegação de pessoas com baixa visão e outras deficiências. 

Animações

Imagens, vídeos ou outros elementos que transmitam a sensação de movimento podem gerar barreiras ou distrações. 

Por isso, é uma obrigação que a animação não inicie automaticamentedure mais que 5 segundos e seja apresentada em paralelo com outro conteúdo. 

A NBR 17225 também diz que pode ser usado um mecanismo para adaptação – e o Hand Talk Plugin faz exatamente isso! O recurso assistivo Pausar Animações permite que a pessoa usuária interrompa animações simples criadas com CSS com um clique, promovendo uma navegação mais tranquila e focada. 

Intérprete de Libras 

A NBR recomenda a inserção de janela em Libras em todo o conteúdo de áudio pré-gravado em mídia sincronizada.

Como complemento ao trabalho dos intérpretes de Línguas de Sinais, o Hand Talk Plugin oferece tradução em Libras ou ASL para todos os conteúdos estáticos do seu site com nossos personagens virtuais Hugo e Mayapromovendo maior inclusão para pessoas surdas!

» Consulte a NBR na íntegra clicando aqui.

O seu site está pronto para essas mudanças? 

Acessibilidade digital não é apenas uma exigência legal, mas também uma grande oportunidade para ampliar seu público e promover impacto social positivo. O Hand Talk Plugin pode te ajudar nisso.

Somos referência em acessibilidade digital e pioneiros no uso da Inteligência Artificial para tradução automática de Libras e dezenas de recursos assistivos. Oferecemos:

🔸Fácil instalação sem desconfiguração do site;

🔸Suporte especializado em acessibilidade;

🔸Dashboard inteligente acompanhar o uso do plugin;

🔸Equipe de linguística composta por surdos, CODAs e intérpretes, garantindo tradução de qualidade para Libras e ASL.

E isso tudo em uma só solução: O Hand Talk Plugin.

Somos o início da jornada de acessibilidade de várias empresas no Brasil, gerando impacto dentro e fora do ambiente digital – e podemos fazer parte da sua trilha de inclusão também.

Artigo originalmente publicado em https://www.handtalk.me/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *