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Dia Mundial do Brincar: conheça 8 brincadeiras que ajudam no desenvolvimento de crianças com autismo

Dia Mundial do Brincar: conheça 8 brincadeiras que ajudam no desenvolvimento de crianças com autismo

Estratégias sensoriais e interações enriquecedoras contribuem para a diversão e aprendizado

O Dia Mundial do Brincar é comemorado em 28 de maio, e a frase “criança aprende brincando” mostra a importância de momentos lúdicos e divertidos para o desenvolvimento dos pequenos. No caso das crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), alguns cuidados, dicas e sugestões podem tornar as atividades ainda mais divertidas, felizes e agradáveis.

Alice Tufolo, Conselheira Clínica da Genial Care, rede de cuidado de saúde atípica especializada em crianças autistas e suas famílias, enfatiza que as alterações na rotina podem ser confusas para a criança e assim ser necessário o uso de suportes para dar contexto a essas mudanças. 

“Uma dica importante que os cuidadores devem ter em mente é sobre o planejamento da rotina, considerando as particularidades da criança. É possível aproveitar situações em que a criança pode se expor a diferentes estímulos, desde que respeitando suas sensibilidades e cuidando para que ela tenha maior previsibilidade do que pode acontecer, além de ter estratégias fáceis para auxiliar na autorregulação, caso algo saia do esperado”, ressalta Alice.

Atividades para aprender e se desenvolver brincando

1) Atividades sensoriais

Brincadeiras com massinha e argila podem ser ótimas, desde que a criança se sinta confortável e interessada. Explorar jardins sensoriais, aproveitar piscinas aquecidas ou brincar em bolinhas também são opções envolventes para estimular os sentidos.

2) Passeios ao ar livre

Parques, praças, jardins e praias são lugares ideais para oferecer uma rica variedade de estímulos visuais, táteis e auditivos, além do contato com a natureza. Dê à criança a liberdade de explorar esses espaços de acordo com suas habilidades e interesses.

3) Atividades motoras 

As habilidades motoras fundamentais incluem movimentação (andar, correr, pular, rolar, escalar), equilíbrio (flexionar, girar) e manipulação (arremessar, chutar, pegar). Criar um ambiente com diversos estímulos motores e sensoriais é essencial para o desenvolvimento da criança. Algumas sugestões: circuito motor, túnel, caminho de almofadas, brincadeiras de pular, carrinho de mão e carrinho de pano.

4) Passeios culturais

Para crianças interessadas em arte, ciências ou outras atividades culturais, museus, centros culturais e estações de ciência são ótimas opções. Sempre respeitando os limites da criança, esses passeios podem ser uma experiência de aprendizado divertida e estimulante.

5) Interação com animais

A interação com animais proporciona uma excelente oportunidade para as crianças com TEA expressarem emoções e afetividade. Visitar aquários, sítios ou até mesmo interagir com animais de estimação pode ser extremamente enriquecedor, sempre respeitando os limites individuais de cada criança.

6) Cozinhar (com a supervisão de um adulto)

Envolver a criança no preparo das refeições pode ser uma excelente ideia! Transforme a cozinha em um espaço divertido com brincadeiras que estimulem a adivinhação de sabores. Por exemplo, a criança pode tentar identificar um alimento de olhos fechados ou distinguir sabores como doce, salgado ou azedo. Respeite sempre as preferências alimentares da criança e use imagens para facilitar o processo, promovendo sua autonomia e coordenação no preparo supervisionado.

7) Cinema em casa

Uma noite de cinema em casa pode ser uma atividade muito divertida para as crianças, proporcionando estímulos visuais e auditivos, além de incentivar a imaginação. Essa atividade pode ser feita como um momento de descanso após brincadeiras mais agitadas. No entanto, é importante limitar o tempo de exposição às telas e estabelecer previsibilidade sobre o momento em que o uso será permitido, integrando essa orientação na rotina diária.

8) Aproveitando os brinquedos 

É necessário estimular o uso de brinquedos, por envolverem a conexão tanto da criança com o objeto como a criança com outra pessoa. Esse tipo de brincadeira exercita a exploração do objeto e do ambiente e é uma excelente oportunidade de estimular a habilidade de imitação. O ideal é que o cuidador chame a criança para brincar e demonstre como ela pode fazer isso. Itens simples, como uma bola, caixa de sapato ou balde podem ser perfeitos para criar um momento de diversão. 

“Cada criança é única, e é muito importante respeitar os limites e as experiências de cada uma. É fundamental considerar os gostos e escolhas dela na hora de decidir quais atividades realizar durante as férias. Além disso, o ideal é planejar qualquer uma das atividades com antecedência, comunicando à criança quais são os planos, o que ela encontrará, mostrando imagens relacionadas à atividade e reforçando o quanto será divertida a experiência”, conclui a Conselheira Clínica da Genial Care. 

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