Mais de 40 empresas e 500 vagas de trabalho aguardam pessoas com deficiência no Mutirão da Empregabilidade, uma das principais ações do 4º Festival Inclusão em Cena, que acontece de 20 a 22 de agosto no Museu Oscar Niemeyer (MON).
O Mutirão será realizado no dia 22 de agosto, das 10h às 16h, no Salão de Eventos do MON, e é fruto de uma parceria do Coletivo Inclusão com o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano.
Pelo segundo ano consecutivo, a ação busca combater a exclusão no mercado de trabalho e conectar candidatos e empresas de forma prática e efetiva. Além das entrevistas presenciais, haverá orientação para elaboração de currículos pelo Senac PR, apoio na compreensão de direitos trabalhistas e ações de acessibilidade em Libras.
Para Aline Queiroga, responsável pelo setor de Empregabilidade do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a iniciativa amplia o alcance das oportunidades. Ela conta que esse será o terceiro evento do ano para fomentar a empregabilidade da pessoa com deficiência promovido pelo Departamento. “Recrutamos empresas no setor de serviços, comércio e indústria e com oportunidades em aberto tanto para carreiras iniciais quanto para carreiras de analista, para profissionais que já possuem formação e experiência em suas áreas de atuação. Esperamos com isso atrair um público heterogêneo e, de fato, conectar candidato e empresa, para efetiva inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.”
André Caminski, um dos organizadores do Festival e integrante do Coletivo Inclusão, reforça que a união de esforços é o que garante o impacto da ação: “A parceria com o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem sido fundamental para que o Mutirão tenha capilaridade e relevância. A atuação conjunta possibilita que mais empresas sejam mobilizadas, que as vagas cheguem a um número maior de candidatos e que a inclusão aconteça de forma concreta, no dia a dia do mercado de trabalho.”
Durante o Mutirão, o público também poderá participar do lançamento da Cartilha da Empregabilidade do Coletivo Inclusão e visitar o Espaço Conviver Inclusivo, com sala calma para pessoas neurodivergentes, vivências de basquete em cadeira de rodas, dinâmicas de ioga, comunicação não-violenta e ateliês de manualidades e costura para mães atípicas, produtos da Panificadora Escola Nilza Tartuce e estandes de organizações como a Unilehu, Instituto IBGPEX da UNINTER, Valor com Propósito. O professor Nilson Sampaio estará autografando o livro “Como Fazer a Verdadeira Inclusão e Engajar Pessoas” também neste espaço.
O Mutirão integra a programação do 4º Festival Inclusão em Cena, evento gratuito que reúne arte, cultura, tecnologia, debates e serviços públicos acessíveis, consolidando-se como um dos maiores encontros de inclusão no Sul do Brasil.
Serviço – Mutirão da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência
Dia 22 de agosto de 2025
Horário: 10h às 16h
Salão de Eventos – Museu Oscar Niemeyer – Curitiba/PR
Evento gratuito e acessível
Realização: Coletivo Inclusão
Projeto realizado com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Postos Pelanda, Eletrofrio, Nostra Via Transportes, BHS Corrugated South America, Cimento Itambé, Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Peróxidos do Brasil, Cattalini – Terminais Marítimos – Paranaguá, Concessionária Nórdica – Volvo Caminhões, WAP/WAAW, Loja Gigantec, Kuhn do Brasil, Engepeças, Diamante Energia, ON Petro – Distribuidora de Combustíveis, Wynvest – Soluções Financeiras, Philco/Britânia, Branco Motores, Loga Clean, BRDE, TSTech, BR Fértil, Jaepel, Arteris, Enercan, Galvisa, Grupo Saga, Porto Itapoá, Pasa e Rumo.
Apoio:
Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano de Curitiba, UFPR, TRE-PR, MP-PR, Museu Oscar Niemeyer (MON), Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e da Família (SEDEF), Unilehu, Zouk Produções, Senac Paraná, Riole, Instituto Buko Kaesemodel, Cini, Ligga Telecom, Cavi, Mate Leão e Infinitoo, Megaled e Estrela Emergências Médicas.