Dia Nacional do Surdo: conheça o Glossário de Libras do Enoturismo, iniciativa inédita da Salton e do IFRS

Dia Nacional do Surdo: conheça o Glossário de Libras do Enoturismo, iniciativa inédita da Salton e do IFRS

Projeto ampliou o acesso da comunidade surda à cultura do vinho

A Salton entende a acessibilidade no enoturismo como um tópico fundamental dentro de sua jornada de 115 anos. Por isso, na data em que é celebrado o Dia Nacional do Surdo (26 de setembro), a vinícola reforça uma iniciativa inédita no setor vitivinícola e que está à disposição de toda a comunidade: o Glossário de Libras do Enoturismo. Desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o projeto reúne sinais-termo criados especialmente para comunicar palavras do universo do vinho, como “espumante”, “vinhedo” e “cave”, que até então não existiam na Língua Brasileira de Sinais.

O glossário, disponível em glossariodovinho.salton.com.br, foi lançado em 2024 com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade surda às experiências enoturísticas e ao conhecimento sobre a cultura do vinho. A iniciativa integra um movimento da vinícola em favor da inclusão, que contou ainda com o Guia de Acessibilidade no Enoturismo, material com recomendações para tornar o setor mais preparado para receber visitantes com diferentes tipos de deficiência.

A própria comunidade surda experienciou as vivências enoturísticas na Salton, no ano de 2023, e criou os sinais junto às equipes do IFRS e da vinícola. “A cultura do vinho envolve saberes sofisticados, que nem sempre são acessíveis a todas as pessoas. Agora imaginem a dificuldade para nós, surdos, acessarmos e compreender uma série de termos complexos”, relata Karoline Torres de Mattos, que participou ativamente da construção do glossário. “Eu sempre adorei vinho, mas enfrentava muita dificuldade com os rótulos e termos. Hoje, graças ao projeto, consigo explicar para outras pessoas como escolher um bom vinho, porque aprendi ao longo de toda essa jornada. O site do Glossário, além de sinais, traz o conceito em Libras, o que nos ajuda muito a diferenciar e entender as características de cada vinho”, explica.

Segundo Nicole Salton, Consultora de Corporate e Trade Marketing da vinícola, o projeto teve bastante aceitação entre o público e é um passo importante na busca pelo enoturismo cada vez mais acessível. “Estamos comprometidos em tornar cada visita mais inclusiva e acolhedora. O Glossário foi um marco importante porque aproxima a comunidade surda da cultura do vinho e, ao mesmo tempo, inspira outras empresas a adotarem práticas de acessibilidade”.

O projeto foi conduzido pelo Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS, com a participação de profissionais de Turismo, Letras, Libras, Arquitetura e Informática.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore