Blue Park celebra 15 anos do DNPD com programação especial de inclusão

Blue Park celebra 15 anos do DNPD com programação especial de inclusão

Evento celebra o direito ao lazer e amplia ações voltadas à acessibilidade no turismo brasileiro

O Blue Park participa no dia 2 de dezembro da 15ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD), movimento nacional que promove o acesso ao lazer para pessoas com deficiência e seus familiares. Neste ano, em comemoração aos 15 anos do DNPD, a programação foi ampliada e acontece de 24 de novembro a 5 de dezembro, com participação de parques turísticos de todo o país. No Blue Park, a expectativa é reunir mais de mil pessoas em um dia dedicado à inclusão, diversão e acolhimento.

Criado para garantir que todas as pessoas tenham direito ao lazer, o DNPD se tornou um marco na agenda da acessibilidade no turismo brasileiro. Além de proporcionar a experiência de um parque com atrações adaptadas, o evento reforça a importância do convívio social, da quebra de barreiras e da construção de uma cultura de respeito às diferenças.

O Blue Park reforça seu compromisso com essa causa não apenas por meio do DNPD, mas com ações constantes de acessibilidade. O parque é reconhecido como “Amigo do Autista”, com estrutura, treinamentos e protocolos voltados ao conforto sensorial, atendimento humanizado e prioridade na inclusão. Para crianças autistas, com deficiência intelectual ou mobilidade reduzida, o ambiente foi pensado para proporcionar segurança emocional e diversão sem limitações.

“As pessoas com deficiência têm direito ao lazer como qualquer outra família, e é papel dos parques garantir essa inclusão de forma prática, sensível e permanente. Participar do DNPD é muito mais que abrir portões — é abrir oportunidades, sorrisos e pertencimento”, afirma Elvio Andrade, diretor do Blue Park.

O CEO dos Hotéis Mabu e Blue Park, Luciano Motta, destaca que lazer e inclusão caminham juntos no desenvolvimento do turismo contemporâneo. “A sociedade está avançando para um turismo mais humano, e o Blue Park faz parte dessa transformação. A inclusão não deve ser comemorada em apenas uma data: ela tem que ser vivida todos os dias, nas pequenas e grandes experiências. O DNPD é um lembrete do quanto ainda podemos e devemos evoluir”, afirma.

Durante a data especial, o Blue Park prepara uma programação voltada ao público infantil, com recreação acessível, monitores capacitados, apresentações lúdicas e acesso às principais atrações do parque. O evento também é uma oportunidade para conscientizar colaboradores sobre acessibilidade, reforçando atitudes sociais que promovem empatia e respeito. “Para muitas famílias, participar do DNPD representa vivenciar o parque sem ansiedade, julgamentos ou obstáculos — apenas diversão”, pontua Elvio.

Com essa edição comemorativa, o Blue Park mais uma vez reforça sua missão: ser um espaço de lazer onde todo mundo pertence.

SERVIÇO:

15ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD)
Data: 02 de dezembro
Período nacional do DNPD: 24 de novembro a 5 de dezembro
Local: Blue Park – Foz do Iguaçu (PR)

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore