AGU e MDHC pedem rejeição de Ação no STF e afirmam que Grupo de Trabalho não apontou impacto financeiro da Avaliação Biopsicossocial PcD

AGU e MDHC pedem rejeição de Ação no STF e afirmam que Grupo de Trabalho não apontou impacto financeiro da Avaliação Biopsicossocial PcD

Em manifestação na ADO 98, Advocacia-Geral da União sustenta que não há omissão inconstitucional e pede que ação não seja conhecida ou que os pedidos sejam julgados improcedentes. MDHC reconhece ausência de estimativas de impacto no relatório do grupo criado em 2023 e informa que trabalha com testes e implantação gradual do modelo.

A implementação nacional unificada da Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência permanece no centro de uma disputa institucional no STF – Supremo Tribunal Federal.

A controvérsia envolve a demora na disponibilização de uma avaliação biopsicossocial nacional e a discussão sobre a necessidade de um instrumento unificado, capaz de considerar os impedimentos da pessoa, as limitações funcionais e as barreiras sociais, ambientais e atitudinais que afetam sua participação na sociedade.

Na ADO 98 – Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão, apresentada pela ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência, a AGU – Advocacia-Geral da União manifestou-se contra o reconhecimento da omissão apontada pela entidade e pediu que a ação não seja conhecida ou, caso ultrapassadas as questões preliminares, que os pedidos sejam julgados improcedentes.

A manifestação considera informações prestadas pelo MDHC – Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que reconhece que o relatório final do Grupo de Trabalho instituído em 2023 não apresentou estimativas sobre os impactos fiscais e financeiros da adoção de um instrumento unificado.

Para a Coordenadoria Jurídica da Associação “essa alegação exige uma distinção importante: o decreto que criou o grupo não estabeleceu expressamente a elaboração desses estudos financeiros entre suas atribuições”.

O que dizem AGU e MDHC

Na manifestação encaminhada ao STF, a AGU sustenta que não existe omissão inconstitucional do Poder Executivo. Entre seus argumentos, afirma que a legislação vigente já prevê a avaliação biopsicossocial e que não haveria determinação legal expressa impondo a adoção de um único instrumento para todas as políticas públicas.

A Advocacia-Geral também argumenta que não há paralisação administrativa, apontando iniciativas em andamento para testar o Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBrM), desenvolver um sistema informatizado, preparar equipes avaliadoras e realizar projetos-piloto. Por isso, defende que não cabe ao STF impor os prazos e mecanismos de acompanhamento solicitados pela ANAPcD.

Já o MDHC, em ofício assinado pela ministra Janine Mello, informa que cerca de 30 políticas públicas federais destinadas às pessoas com deficiência utilizam instrumentos próprios, conforme as regras de acesso e a legislação de cada área.

O Ministério afirma que o Grupo de Trabalho indicou o IFBrM como instrumento adequado à avaliação biopsicossocial unificada, mas ressalta que o relatório final não apresentou evidências suficientes sobre os efeitos da adoção do modelo nas políticas existentes, incluindo a possibilidade de inclusão ou exclusão de beneficiários, nem estimativas dos impactos fiscais e financeiros da substituição dos instrumentos atuais.

A Pasta defende uma implementação gradual, com desenvolvimento de sistema informatizado, produção de manuais, formação de avaliadores e projetos-piloto. Segundo as informações encaminhadas ao STF, a expansão do modelo depende também da participação de outros órgãos federais, especialmente em razão dos possíveis efeitos sobre políticas previdenciárias e assistenciais.

O que o Decreto nº 11.487/2023 – que criou o Grupo de Trabalho determinou

O Decreto nº 11.487, de 10 de abril de 2023, instituiu o Grupo de Trabalho sobre a Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência no âmbito do MDHC.

O artigo 2º estabeleceu quatro competências expressas para o grupo:

  1. Subsidiar a elaboração da proposta de Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência e de seu instrumento correlato.
  2. Propor processos de implantação e implementação da avaliação perante a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios.
  3. Avaliar e finalizar o Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBrM), considerando as especificidades do ato normativo da avaliação.
  4. Planejar os processos de formação e qualificação das equipes responsáveis pela aplicação da avaliação.

O decreto também autorizou a criação de grupos técnicos especializados para levantar informações e elaborar estudos técnicos que subsidiassem as discussões do grupo principal.

“O texto não atribuiu expressamente ao Grupo de Trabalho a responsabilidade de calcular ou apresentar o impacto financeiro da implementação nacional da avaliação biopsicossocial. Mesmo porque essas informações só podem existir através de órgãos do Governo Federal. A ausência de estimativas financeiras no relatório final foi mencionada pelo MDHC como uma lacuna que precisa ser enfrentada antes da expansão do modelo. Isso, entretanto, não equivale a dizer que o grupo descumpriu uma obrigação expressamente prevista no decreto de sua criação. A realização de estudos de impacto pode ser necessária para a decisão governamental sobre a implementação, mas o decreto não a enumerou como uma das quatro competências principais do colegiado”, afirmou a Coordenadoria Jurídica da ANAPcD.

Relatório final indicou o IFBrM, mas não respondeu a todas as questões

De acordo com as informações apresentadas pelo MDHC e reproduzidas na manifestação da AGU, o relatório final do Grupo de Trabalho foi entregue ao Poder Executivo em julho de 2024 e indicou o IFBrM como instrumento considerado adequado para a avaliação unificada.

O Ministério afirma, contudo, que o documento não apresentou dados capazes de demonstrar como a adoção do instrumento afetaria as políticas públicas já existentes, nem se haveria inclusão de novos beneficiários ou exclusão de pessoas atualmente atendidas e que também não foram apresentadas estimativas dos impactos fiscais e financeiros da substituição dos instrumentos utilizados pelas diferentes políticas.

A questão é especialmente relevante para áreas de grande abrangência, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria da pessoa com deficiência. Segundo os documentos apresentados no processo, esses dois conjuntos de benefícios alcançam, conjuntamente, mais de 3,78 milhões de pessoas.

A preocupação manifestada pelo governo é que a adoção de um instrumento comum possa produzir efeitos operacionais, sociais e financeiros que precisam ser avaliados, além de exigir articulação entre diferentes ministérios e órgãos públicos.

A ANAPcD, por sua vez, questiona a ausência de implementação nacional do modelo e sustenta, na ação, que a demora compromete a efetividade dos direitos das pessoas com deficiência. A entidade pede – principalmente, que o Governo Federal apresente um cronograma com datas para que a sociedade possa acompanhar a medida.

O que está em discussão no STF

A ADO 98 não trata apenas da escolha de um formulário ou de uma ferramenta técnica. A discussão envolve a efetivação do modelo biopsicossocial previsto na Lei Brasileira de Inclusão, a atuação administrativa do Executivo e a existência — ou não — de dever constitucional de instituir um sistema nacional unificado.

A controvérsia permanece, portanto, em torno de questões centrais: a legislação exige apenas avaliações de natureza biopsicossocial em cada política pública ou também impõe a construção de um sistema unificado? As medidas em andamento são suficientes para afastar a alegação de omissão? E quais providências podem ser determinadas judicialmente para assegurar a efetividade dos direitos previstos na legislação?

A resposta caberá ao STF, observados os limites da ação e os argumentos apresentados pelas partes.

Para as pessoas com deficiência, a questão tem consequências práticas: avaliações distintas, procedimentos específicos e exigências documentais diferentes podem dificultar o acesso a direitos e benefícios. A adoção de um modelo nacional unificado é defendida como caminho para ampliar a coerência e facilitar o acesso, mas sua implementação ainda depende das decisões administrativas e jurídicas em debate.

A discussão sobre impactos financeiros não elimina a questão principal apresentada pela ANAPcD: quando e de que forma o Estado garantirá a efetiva implementação da avaliação biopsicossocial prevista na legislação?

CRÉDITO/IMAGEM: Foto: Alejandro Zambrana/STF

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore